Famoso restaurante flutuante de Hong Kong afunda no mar do Sul da China

 




O restaurante flutuante Jumbo, uma antiga atração turística de Hong Kong, afundou no mar da China Meridional (Sul) apenas uma semana depois de deixar o centro financeiro internacional, disse sua empresa proprietária nesta segunda-feira (20).

O gigante flutuante de 76 m de comprimento e capacidade para 2.300 convidados virou perto das ilhas Paracel no domingo (19) depois de "encontrar condições adversas" e começou a ser tomado pela água, disse o grupo Aberdeen Restaurant Enterprises em comunicado.

"A profundidade da água no local é de cerca de 1.000 m, o que torna extremamente difícil realizar o trabalho de resgate", informou a empresa, observando que estava "muito triste com o incidente" em que nenhum dos tripulantes ficou ferido.

O icônico restaurante, projetado como um palácio imperial chinês, apareceu em vários filmes de Hollywood e recebeu clientes ilustres como a rainha Elizabeth 2ª e o ator Tom Cruise.

O Jumbo começou a ser retirado de seu local habitual no dia 13 de junho

O Jumbo começou a ser retirado de seu local habitual no dia 13 de junho

PETER PARKS/AFP - 13.06.2022

No entanto, o estabelecimento fechou em março de 2020 devido à pandemia de Covid-19, que foi o golpe de misericórdia após quase uma década de prejuízos acumulados no valor de US$ 12,7 milhões.

Seus últimos operadores, Melco International Development, anunciaram no mês passado que, devido ao vencimento de sua licença, o Jumbo deixaria Hong Kong e aguardaria um novo operador em local não especificado.

O restaurante, inaugurado em 1976, foi embora de Hong Kong na terça-feira (14), deixando um misto de pesar e nostalgia entre os moradores da cidade, cujo status de centro internacional de negócios está ameaçado pela gestão restritiva da pandemia e pela repressão à dissidência sobre medidas restritivas.

Fonte:R7