Ginástica artística da melhor idade da Fundesport compete em Ribeirão Preto

 




Nesta quarta-feira (15), a equipe de ginástica artística da melhor idade da Fundesport vai até Ribeirão Preto, onde competirá pelos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMI). O grupo iniciará sua participação às 15h no Complexo da Cava do Bosque.

A apresentação, que leva o nome de “Imploramos a paz”, foi toda elaborada e comandada pelo professor Henrique Sanioto. “A equipe apresenta um tema bastante expressivo, que é um pedido de paz. Vamos participar dessa Fase Regional, tentando uma classificação para a Fase Estadual, que reúne os melhores do estado”, explicou Sanioto.

O JOMI é o novo nome do antigo JORI (Jogos Regionais do Idoso), que contou com 23 edições, coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as prefeituras onde eles foram realizados. O nome foi alterado pelo governador João Dória em 2019 e nos dois anos seguintes a competição foi cancelada por conta da pandemia da Covid-19. Esse é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade no estado de São Paulo, que foi pioneiro no Brasil em competições direcionadas ao público com mais de 60 anos de idade. É disputado no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades nas categorias feminino e masculino.

O projeto da ginástica artística da melhor idade, vinculado à Prefeitura de Araraquara por meio da Fundesport, é totalmente gratuito e acontece de segunda a quarta-feira, com aulas das 8 às 9 horas, das 9 às 10 horas e das 10 às 11 horas. A inscrição pode ser feita no próprio local da aula, no Ginásio de Ginástica Artística “Gilberto Antônio Maestrello”, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR). No momento, a ginástica artística da terceira idade da Prefeitura conta com mais de 100 alunos.