Instituto de Química recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmara

 




O Auditório “Prof. Dr. Waldemar Saffioti”, no Instituto de Química (IQ) da Unesp Araraquara, estava lotado para acompanhar a entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao IQ. Proposta pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), a homenagem aconteceu na noite da segunda-feira (20). 

“A ideia se deu por três questões. A primeira pelo centenário do professor fundador Waldemar Saffioti, que foi vereador em Araraquara, e tem uma contribuição ímpar na ciência, não só pela construção do curso de Química; por todo o processo de contribuição do IQ na fabricação e na distribuição do álcool em gel para o SUS durante a pandemia; e pela contribuição da professora Vanderlan, pelos seus 42 anos de IQ, pela formação de milhares de professores de Química. Enfim, a contribuição do IQ na defesa da ciência e da universidade”, explicou o parlamentar. 

Para o diretor do Instituto de Química da Unesp Araraquara, professor Sidney José Lima Ribeiro, Waldemar Saffioti tem um papel importante na criação do curso de Química e no estabelecimento da qualidade reconhecida hoje. “É uma honra participar dessa homenagem, também à professora Vanderlan e à ciência que, graças à ela estamos vivos depois de uma pandemia horrível que passamos. Graças à ela que temos vacinas. Graças à ela que temos tudo. A importância disso é ressaltar o papel da ciência, da educação científica para as nossas crianças, para a gente garantir um futuro.” 

Também compuseram a Mesa o professor Antônio Carlos Massabni; a professora Vanderlan da Silva Bolzani, cientista e primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Química; a professora Dulce Helena Siqueira Silva, coordenadora da equipe de produção de álcool glicerinado e álcool em gel; e a presidenta do Diretório Acadêmico Waldemar Saffioti, Maria Augusta Haddad. 

IQ 

O ano de 2022 é um marco elementar para a história do Instituto de Química, tendo em vista que se completa o centenário de seu fundador, o professor Waldemar Saffioti. Nascido em 2 de janeiro de 1922, Saffioti iniciou em 1960 o processo de fundação do curso de Química e do Departamento de Química, da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (FFCLA), que deu origem ao Instituto de Química da Unesp. Além disso, Saffioti fundou e foi o primeiro editor do periódico “Eclética Química” e da Associação de Docentes da Unesp (Adunesp).