Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe e sarampo

 





A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo. Os públicos prioritários que estão sendo atendidos poderão se imunizar até 24 de junho, em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Confira abaixo os públicos prioritários de cada um dos imunizantes.

Contra a gripe, a vacina trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan (SP) e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela pode ser tomada junto com a vacina da Covid-19. Nesta campanha, a imunização contra a gripe protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.

A partir de 25 de junho, segundo orientação do Ministério da Saúde, a campanha contra a gripe poderá ser estendida à população a partir de 6 meses, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza.

No caso do sarampo, é utilizada a vacina tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola. O Brasil perdeu o selo de erradicação de sarampo em 2019, por causa da queda na cobertura vacinal e o objetivo da campanha deste ano de 2022, voltada para o público infantil, é evitar que haja surto de sarampo no País. A imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e os imunizantes estão disponíveis durante todo o ano.

Além das crianças, há também uma atenção especial para os trabalhadores de saúde que precisam atualizar a caderneta de vacinação, já que estão mais expostos ao vírus nos serviços de atendimento. 

SERVIÇO

ATÉ DIA 24 DE JUNHO

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo

Onde: Todos os postos de saúde do município

Das 8 às 15 horas

QUEM PODE SE VACINAR CONTRA A GRIPE

– Idosos acima de 60 anos;

– Trabalhadores da saúde;

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

– Gestantes e puérperas;

– Povos indígenas;

– Professores;

– Pessoas com comorbidades;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

– Trabalhadores portuários.

QUEM PODE SE VACINAR CONTRA O SARAMPO

– Trabalhadores da saúde;

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).