Suspeito de ligação com a morte do jornalista e do indigenista se entrega à polícia

 



A Polícia Civil do Amazonas prendeu na manhã deste sábado (18) o terceiro homem suspeito de envolvimento na morte do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. O suspeito é Jeferson da Silva Lima, conhecido como "Pelado da Dinha". Ele era considerado foragido pela polícia.

De acordo com nota divulgada pela Polícia Federal, que coordena a força-tarefa montada para elucidar o crime, Lima se entregou na Delegacia de Polícia de Atalaia do Norte nesta manhã. Ele será interrogado e encaminhado para audiência de custódia.

Dois irmãos, Amarildo dos Santos, mais conhecido como "Pelado", e seu irmão, Osoney da Costa, já haviam sido presos como autores dos crimes. Amarildo teria confessado que matou o indigenista e o jornalista, esquartejou seus corpos e ateou fogo neles com a ajuda do irmão. Ele indicou à polícia o local onde os corpos teriam sido enterrados.

Perícia feita pela Polícia Federal nos restos mortais encontrados na região confirmou que parte do material era do jornalista britânico. A polícia ainda faz testes no Instituto de Criminalística Federal, em Brasília, para confirmar a morte de Pereira (veja vídeo abaixo).


Phillips e Pereira desapareceram na região do Vale do Javari, no Amazonas, no último dia 5. Eles partiram rumo à cidade de Atalaia do Norte, mas não chegaram ao destino. O jornalista e o indigenista, que era funcionário licenciado da Funai, pretendiam realizar entrevistas para a produção de um livro e reportagens sobre invasões nas terras indígenas da região.

Transporte dos corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips para perícia em Brasília

Transporte dos corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips para perícia em Brasília

ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO-16/06/2022

Região de conflitos

A região da Terra Indígena Vale do Javari é palco de conflitos que envolvem garimpo, extração de madeira, pesca ilegal e narcotráfico. Com 8,5 milhões de hectares, a terra indígena fica localizada no extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru, e abriga ao menos 14 grupos isolados — a maior população indígena não contatada do mundo.

ARTE/R7



    A área é a segunda maior terra indígena do país — atrás apenas da Yanomami, em Roraima, na divisa com a Venezuela, que tem  9,4 milhões de hectares — e tem acesso restrito, feito apenas por avião ou barco.

    Fonte:R7