Torcedor da Sancaloucos é detido pela PM acusado de injúria racial




A cidade de São Carlos entrou sábado, 4, para uma triste estatística que tem se tornado recorrente em praças esportivas da América do Sul. Na Taça Libertadores e no Campeonato Brasileiro atos racistas e de injúria racial são flagrados quando torcedores cometem tal crime ao ofender atletas adversários.


Infelizmente, São Carlos teria entrado em tão degradante lista, quando um homem de 48 anos, integrante da torcida Sancaloucos, foi acusado de chamar de “macaco” um atleta de apenas 15 anos que defende a Associação Ferroviária de Esportes, da vizinha Araraquara.


O crime de injúria racial teria acontecido na manhã de sábado, durante rodada dupla do Campeonato Paulista sub15 e sub17 no estádio municipal Professor Luís Augusto de Oliveira. O São Carlos venceu no sub15 por 4 a 1 e no sub17, os araraquarenses levaram a melhor ao fazer 1 a 0.


Mas a festa do futebol foi marcada negativamente quando o acusado teria ofendido o atleta de 15 anos ao chama-lo de macaco e em seguida fazer gestos imitando o animal.


Indignado, o jogador e mais dois companheiros de equipe (ambos de 14 anos) que estavam no banco de suplentes acionaram imediatamente policiais militares que foram a caça do suspeito que tentou a fuga, mas foi abordado na saída do estádio.


Indagado, negou a prática do crime. Porém, o atleta de 15 anos, os dois companheiros de equipe, integrantes da comissão técnica visitante e membros do São Carlos teriam confirmado as ofensas e disseram ainda que o acusado seria recorrente em tais práticas em jogos anteriores.


EM FLAGRANTE


Encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ), o acusado de 48 anos foi preso em flagrante por injuria racial pelo delegado João Fernando Baptista. Mas como o crime é afiançável, foi estipulado o valor de R$ 1,5 mil que foi pago e ele responderá em liberdade provisória.


CLUBES APOIAM E REPUDIAM


Durante a tarde, tanto o São Carlos como a Ferroviária emitiram notas oficiais, através de suas assessorias de imprensa repudiando o crime.


Em nota, o clube são-carlense disse que “o São Carlos FC informa que deu apoio ao delegado da partida para a apuração dos fatos, na manhã deste sábado, 4. O clube reitera que repudia todo tipo de preconceito em qualquer área da sociedade”.


A AFE, por sua vez, nas redes sociais lamentou o crime e mostrou toda sua indignação.


“Racismo não!


Na partida de hoje (4), entre São Carlos FC e Ferroviária, válida pelo campeonato Paulista sub-15, no estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, um torcedor proferiu palavras racistas contra um jogador da AFE. A Ferroviária acionou a polícia local e o indivíduo foi detido e levado para a delegacia.


A Ferroviária manifesta publicamente sua posição contra qualquer forma de discriminação. Racismo se combate, denuncie: 0800 77 25 377


Racismo não!”