Em SP, Tarcísio atinge 20% das intenções de voto ao governo

 



O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) atingiu 20% das intenções de voto ao governo do estado de São Paulo, mostra pesquisa estimulada do instituto Real Time Big Data encomendada pela Record TV. O ex-prefeito da capital Fernando Haddad (PT) tem 34% das intenções na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor). O governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta a reeleição, tem 16%.


No levantamento espontâneo, em que não é apresentada uma lista de candidatos ao entrevistado, há um empate técnico entre quatro nomes: Haddad tem 9%, Tarcísio, 7%, Rodrigo Garcia, 4%, e Márcio França (PSB), que anunciou que não disputará o governo, 3%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Em uma simulação de segundo turno entre Haddad e Tarcísio, o petista venceria com 38% dos votos, e o ex-ministro, ficaria com 29%. Em um eventual segundo turno contra Rodrigo Garcia, Haddad teria os mesmos 38% dos votos, e o governador, 24%.

Em outro cenário, entre Tarcísio e Garcia, o ex-ministro venceria a disputa com 28%, contra 24% do governador.Em outro cenário estimulado, com apenas três pré-candidatos, Haddad tem 35%, Tarcísio, 21%, e Rodrigo Garcia, 18%. Brancos e nulos somaram 15%, e não sabe/não respondeu, 11%.


Rejeição


O candidato do PT lidera a rejeição entre os eleitores paulistas. O nome de Haddad é rejeitado por 48% entrevistados. O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (Brasil 35) vem em seguida, com 44% de rejeição. Tarcísio de Freitas tem 39% de rejeição, e Rodrigo Garcia, 31%.

Disputa pelo Senado


Na pesquisa estimulada ao Senado, Márcio Franca lidera com 23% das intenções, seguido da deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB), que tem 13%, e Paulo Skaf (Republicanos), com 12%.

Em outro cenário, França aparece com 23%, Janaína, com 14%, e a deputada federal Carla Zambelli (PL), tem 8%.

Num terceiro cenário, França tem 24%, Jananína, 15%, e Marco Feliciano (PL), 5%. O último cenário pesquisado pelo Real Time Big Data mostra França com 23%, Janaína com 14% e o Astronauta Marcos Pontes (PL) com 8%.

Avaliação do governo

O instituto avaliou ainda a aprovação ao governador Rodrigo Garcia. Ele é aprovado por 43% dos entrevistados e reprovado pelo mesmo percentual de eleitores.

A avaliação à gestão dele teve 9% de ótimo, 15% de bom, e 34% de regular. Para 16% dos entrevistados, a gestão do governador é ruim, e para outros 13%, péssima.

A pesquisa Real Time Big Data foi realizada com 1.500 entrevistados entre os dias 8 e 9 de julho, por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança, de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-05804/2022.

Fonte:R7

ARTE / R7