Exportações da regional do Ciesp Araraquara caem no 1º semestre

 




O relatório da balança comercial das regionais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgado este mês mostra que na região de Araraquara, as exportações registraram US$ 742,8 milhões no período, um decréscimo de 13,4% na comparação interanual.  Por outro lado, as importações somaram US$ 303,9 milhões, o que significa um crescimento de 34% frente ao mesmo período do ano passado.

Ademir Ramos, 2º vice-diretor da regional do Ciesp, considera esse um cenário de retração. “Comprar mais e vender menos demostra déficit na cadeia produtiva da indústria”, pontua. Na análise de Ramos, essa condição está relacionada ao confronto entre Rússia e Ucrânia, pois os dois países são importantes parceiros comerciais do Brasil. “Na regional de Araraquara, produzimos açúcar e amendoim, produtos de grande importância para o mercado externo que com o conflito na Europa deverão ser comercializados em menor quantidade para o exterior”.

Os principais itens exportados foram preparações de produtos hortícolas, açúcares e produtos de confeitaria e, aeronaves e aparelhos espaciais. Já as importações consistiram em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, aeronaves e aparelhos espaciais e, maquinas aparelhos e matérias elétricos.

Os principais destinos das exportações da regional de Araraquara concentraram-se nos Estados Unidos (27%), Países Baixos (Holanda) (24,1%) e China (5,7%). Por sua vez, as compras da regional tiveram como principais origens Estados Unidos (45,5%), China (9,2%) e Portugal (9,2%).