Representantes de Rincão conhecem projetos de feiras em Araraquara

 





Na manhã desta sexta-feira (1º), a Sala de Reuniões da Prefeitura de Araraquara recebeu um encontro que contou com a presença de representantes do município de Rincão, que vieram à cidade com o intuito de conhecerem os projetos de feiras voltados para o produtor rural.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, ao lado do gerente de Agricultura Familiar da Coordenadoria Executiva de Agricultura da Prefeitura de Araraquara, Erick Vinícius Bertolini, recepcionaram Lívia Cristina Campos Leite (diretora de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Rincão) e Fábio Guerra Leal (diretor de Agricultura e Meio-Ambiente da Prefeitura de Rincão).

Durante a conversa, os visitantes revelaram que existe a ideia de implantar em Rincão um projeto de feiras de agricultores. Como Araraquara já conta com iniciativas de sucesso em torno desse segmento, a troca de experiências foi no sentido de apresentar os dois modelos utilizados na cidade, que são as feiras oriundas do Programa Negócios do Campo (onde todo o desenvolvimento da atividade é realizada pela Prefeitura) e as feiras em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que oferece cursos de qualificação para os produtores.

Damiano elogiou o interesse dos representantes de Rincão. “É sempre gratificante saber que outros municípios se interessam em conhecer nossos projetos e esperamos que essa troca de informação seja útil para que Rincão desenvolva iniciativas de sucesso voltadas para os seus agricultores. Os dois modelos que apresentamos são eficientes no sentido de gerar renda aos produtores rurais e ao mesmo tempo oferecer os produtos a um preço mais acessível para a população. São ideias que, se bem implantadas, todos saem ganhando, tanto os produtores, quanto a população e a própria economia do município”, comentou.

Vale destacar que, nos últimos dias, essa não foi a única visita de representantes de outros municípios interessados em conhecer os projetos de geração de renda e trabalho em Araraquara. No dia 21 de junho, uma comitiva composta por representantes de quatro cidades da Baixada Santista visitaram a cidade com o propósito de conhecer os trabalhos de incentivo ao cooperativismo. No dia 23, representantes das prefeituras de Américo Brasiliense, Capivari, Santa Rita do Passo Quatro, Santo Antônio da Alegria e São Simão também visitaram Araraquara para conhecer a Incubadora de Empresas.