Polícia encontra corpo que pode ser de homem que desapareceu em represa após cinco dias de buscas

 




Após cinco dias de buscas, um corpo que pode ser o do barqueiro Adolfo Souza Duarte, conhecido como Ferrugem, foi encontrado na manhã deste sábado (6), na Represa Billings, em São Paulo. O homem, de 41 anos, desapareceu na noite da noite desta segunda-feira (1).

De acordo com os Bombeiros, o corpo foi encontrado no mesmo local de desaparecimento, próximo à 1ª Balsa na avenida Dona Belmira Marin, zona sul de São Paulo. As equipes começaram as buscas por volta das 8h, e às 8h23 informaram a localização do corpo. A perícia foi acionada e chegou ao local por volta das 8h30 deste sábado (6). 

Investigações

De acordo com o advogado que representa os quatro jovens que faziam o passeio com o barqueir, André Nino, o desaparecimento teria sido um acidente. O grupo relata que, na noite de sábado, uma das mulheres e 'Ferrugem' caíram na Billings.

A jovem foi resgatada com uma boia, enquanto o ambientalista desapareceu. Segundo o advogado, como a água estava muito escura, não foi possível encontrá-lo e, por isso, decidiram voltar para a margem da represa e pedir ajuda.

A Polícia Civil também apreendeu os celulares dos jovens para analisar os vídeos que foram gravados na embarcação. Além disso, o caso de desaparecimento passou a ser investigado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar. 

"Vale ressaltar que a alteração da natureza não afeta em nada o trabalho policial na elucidação do fato. Diligências seguem em andamento em conjunto com os outros órgãos que atuam no local visando à localização da vítima e o esclarecimento de todas as circunstâncias do ocorrido", ainda afirmou a SSP, por meio de nota.

De acordo com o advogado André Nino, os jovens foram convocados para prestar novo depoimento no 101° DP, na noite desta quinta-feira.

O caso

O barqueiro Adolfo Souza Duarte desapareceu após cair de embarcação, na Represa Billings, no Grajaú, zona sul de São Paulo, na noite desta segunda-feira (1). Segundo informações do boletim de ocorrência, ele é proprietário da ONG "Meninos da Billings" e trabalha com viagens de barco para visitantes que querem conhecer a represa.

Na noite da segunda-feira, os amigos Kathielle Souza Santos, Mikaely da Silva Moreno, Vithorio Alax Silva Santos e Mauricius da Silva estavam em um bar próximo da represa, quando decidiram fazer um passeio de barco, oferecido por Ferrugem.

Os amigos pagaram cerca de R$ 55 e iniciaram o passeio às 19h16. Segundo depoimento, Ferrugem teria colocado colete salva-vidas apenas nas mulheres, e disse que elas poderiam ficar sem a proteção após alguns minutos de viagem.

Em determinado momento da viagem, o barco acabou solavancando, fazendo com que Mikaely e Ferrugem caíssem na água. Os amigos conseguiram fazer um retorno com o volante do veículo e jogar uma boia para resgatá-los. Apenas Mikaely se segurou na boia e Ferrugem não foi mais visto.

O barco continuou o percurso e atracou na margem da represa. O quarteto desceu e pediu ajuda para os frequentadores do bar, porém alguns deles começaram a agredir três dos amigos com socos e chutes, alegando que eles teriam matado a vítima desaparecida.

Antes das buscas oficiais, alguns colegas de Ferrugem fizeram buscas pelo amigo, porém sem sucesso. De acordo com a polícia, ninguém conhecia Ferrugem e nunca tinham o visto antes.

Mauricius, Kathielle e Vithorio, que sofreram ferimentos das agressões, foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exame de corpo de delito.

O sócio de Ferrugem, Adrian, disse que a vítima é responsável por conduzir as embarcações e apenas repassa os valores recebidos. Ele informou que o barco estsava com a polpa danificada. O rastreador mostrou que ele foi ligado às 19h16 e desligado às 20h12, causando estranhamento.

Após a realização da perícia, Adrian ficará em posse do veículo.  A mulher da vítima informou que recebeu a notícia por meio da sogra e que a última vez que conversaram foi por volta das 19h41. O casal tem uma filha de 15 anos.

Fonte:R7