Concurso elege Miss Primavera na Penitenciária Feminina de Guariba

 




A segunda edição do Concurso Miss Primavera da Penitenciária Feminina de Guariba foi realizada na última sexta-feira (30). Promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o evento teve como objetivo valorizar a beleza da mulher presa, além de proporcionar um dia especial para as reeducandas. O desfile faz parte da programação da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda.

A Penitenciária Feminina de Guariba foi palco de três eventos nas duas últimas semanas, movimentando reeducandas, mas também os servidores que se desdobraram para que tudo pudesse sair a contento. A Unidade Prisional tem capacidade para 852 presas e conta hoje com 749 reeducandas em suas dependências de Regime Fechado e Semi Aberto.

O pontapé inicial deu-se com a realização da SIPAT/2022 – Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho, onde os membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) com a participação do corpo efetivo de servidores, estiveram envolvidos em uma série de atividades visando promover os cuidados necessários com o corpo e a mente, já engajando a Campanha Setembro Amarelo.

Decorada com laços amarelos no jardim, a Unidade recebeu no dia 21/07, o personal Pedro, que em conjunto com a servidora Lays Marini, incentivaram a prática de exercício físicos usando a dança como instrumento. Em seguida, foi a vez da responsável pelo CAPS de Guariba, Ilza Dantas, com o psicólogo Guilherme Caranante, de realizar uma roda de conversa sobre saúde mental e suicídio.

No dia 22/09, mais uma manhã iniciando com a prática de atividades físicas, pela personal Noelle Praxedes, de Jaboticabal, como forma de fortalecimento muscular para evitar lesões como as explanadas em seguida, pela servidora Misley Kelly, que ministrou palestra sobre LER – Lesões do esforço repetitivo e DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, fechando com palestra ministrada pelo servidor da Penitenciária I de Serra Azul, Julio Cesar, sobre Acidente de Trabalho e confecção de NAT.

Dia 23/09, encerrando a SIPAT, foi a vez de comemorar os aniversariantes do mês e palestra com a psicóloga Cintia Esteves, de Ribeirão Preto, sobre “A culpa materna”.

Para a presidente da CIPA, Janaína Ferreira, atividades como as oferecidas pela SIPAT, têm a função de alertar o servidor sobre os cuidados necessários para tornar o local de trabalho uma área de segurança e bem-estar, tanto físico quanto mental, pois diariamente estamos sujeitos a uma série de incidentes e conhecer as formas de prevenção é estar um passo à frente de afastamentos involuntários que possam causar danos a quem está parte de sua vida desprendendo sua força de trabalho em prol da ressocialização da pessoa encarcerada.

E falando em ressocialização, de 26/09 a 28/09, a Unidade Prisional realizou a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, evento voltado a esta principal função, devolvendo às mulheres encarceradas, dignidade, ensinando pelo trabalho e descobrindo habilidades.

O evento contou com palestras para as reeducandas, desde saúde e empregabilidade até atendimentos jurídicos e orientações de reintegração social.

Inúmeras autoridades estiveram presentes ao evento, como o Secretário Executivo da Secretaria da Administração Penitenciária-SAP, Luiz Carlos Catirse, o Coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado de São Paulo-CRN, Carlos Alberto Ferreira de Souza e o prefeito de Guariba, Celso Antônio Romano.

No evento, promovido pelo Centro de Trabalho e Educação, foi demonstrado todo o resultado de um esforço conjunto entre sociedade civil e a Unidade Prisional, que a princípio, rejeitada pela população, tem demonstrado ser uma boa parceira na luta contra a criminalidade, uma vez que recebendo o sentenciado, mostra-lhe caminhos para uma vida mais digna através do trabalho.

Parcerias vem sendo realizadas e surtindo efeitos, como as com o grupo Canarinho, na confecção de cigarros ou ainda com a Usina Santa Adélia e Prefeitura de Guariba, onde diariamente, dezenas de reeducandas saem para o trabalho e a Secretaria de Educação, de onde vem os professores que ministram aulas do ensino fundamental e médio.

Além destas atividades, também foram mostradas as ações internas, com o trabalho das reeducandas nas dependências da Penitenciária, inclusive na produção das hortaliças que são consumidas tanto pela população carcerária local, quanto pelos servidores que ali trabalham.

“Mostrar para a sociedade civil que a ressocialização é possível, através do trabalho, do estudo. Este é o principal motivo deste evento que conta com uma participação maciça de todo o corpo funcional. Aqui não vemos o reeducando como algo perdido, mas sim, como alguém que cometeu um erro e está aqui para aprender com ele e retornar à sociedade melhor”, falou a Diretora Técnica da Unidade, Jucélia Gonçalves.

Finalizando a série de eventos, aconteceu na manhã de 30/09, foi promovido pelo Centro de Reintegração e Atendimento à Sáude-CRAS, a segunda edição do Concurso “Miss Primavera”.

Com auxílio da Miss Plus Size, de Guariba, Letícia Melo, 10 (dez) reeducandas foram ensaiadas para desfilar e galgar o posto de miss, coroando: Miss Primavera: Sabrina Ferreiro De Azevedo, 29 anos, 1,77; Miss Simpatia: Jessica Gabriele Rodrigues De Souza, 25 anos, 1,75 e Miss Charme: Jessica Fernanda Da Cruz Oliveira, 29 anos, 1,60.

“Foi um trabalho árduo para os juízes ter que escolher entre tantas meninas que se destacaram, mas trazer esta questão da auto-estima através de um dia todo voltado para elas, com maquiagem, desfile com vestidos, penteados, é muito importante para estas mulheres privadas de liberdade” – disse Sonea Carbone, Diretora do CRAS.