Uso de máscara volta a ser obrigatório no transporte coletivo a partir desta segunda-feira (28) em São Carlos




A partir desta segunda-feira (28/11) novamente será obrigatório o uso de máscaras no transporte coletivo de passageiros, no transporte coletivo escolar, bem como nos respectivos locais de acesso (embarque e desembarque). Em ambientes hospitalares, unidades de saúde, consultórios e demais locais destinados a prestação de serviços de saúde, públicos ou particulares, também se mantém a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, em consonância com as disposições constantes do Decreto Estadual nº 67.299, de 24 de novembro de 2022. O decreto recomenda, ainda, o uso de máscaras para os grupos populacionais mais vulneráveis, incluindo os mais idosos e pessoas com comorbidades.

De acordo com Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, o período é preocupante. “Tivemos um aumento dos números de casos de COVID-19 no município. No mês de outubro tivemos 66 casos positivos de COVID, já no mês de novembro até o dia 24, foram registrados 1.302 casos positivos. Só da semana passada para essa o aumento foi superior a 187%”, alerta a diretora.

Denise Martins ressalta que é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus e reforça que a única forma de amenizar os efeitos do vírus é garantir a imunização com as doses que estão disponíveis em todas as unidades básicas e da saúda da família. “Alertamos para necessidade de todos tomarem as doses e os reforços das vacinas, não deixando de atualizar o esquema vacinal. A vacina continua sendo eficaz contra os casos graves”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde.

Em São Carlos 10.171 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra a COVID-19; 51.473 não receberam a 3ª dose e 37.694 a quarta dose. Hoje em São Carlos estão internadas 5 pessoas com a doença, sendo 3 em leito de enfermaria e 2 em UTI adulto.