Prefeitura planta mais 1.997 árvores na região do Córrego das Cruzes

 




Quem teve filhos em Araraquara entre janeiro e setembro deste ano contribuiu para a preservação do meio ambiente. A Prefeitura deu sequência nesta segunda-feira (12) ao projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore” com o plantio de 1.997 mudas de árvores — uma para cada recém-nascido no período.

É a terceira etapa do projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com empresas privadas — nesta etapa, a Dantas Ambiental e o Grupo São Martinho (Usina Santa Cruz). Até o momento, já são 5.493 novas mudas plantadas. As informações sobre os nascimentos foram fornecidas pelos 1º e 2º Cartórios de Registro Civil.

O local escolhido para a terceira etapa é uma área no Jardim Paraíso, no Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camargo, esquina com a Rua José Palamone Lepre, ao lado do Córrego das Cruzes. O espaço recebeu o plantio de mais de 50 espécies nativas, como paineira, ipê, figueira e amendoim do campo.

“Além de preservar o meio ambiente e os recursos naturais, pensando no nosso futuro e nas próximas gerações que estarão aqui, esse projeto também tem um simbolismo muito forte. Cada bebê nascido é uma nova vida, são novos sonhos surgindo. E esses sonhos de um futuro melhor serão materializados nessas árvores”, afirmou o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, representando o prefeito Edinho.

Damiano ainda destacou que o espaço ficará muito bonito e atrairá moradores do bairro para visitação. “É muito importante que a população mantenha o local limpo e nos ajude a conservá-lo. A preservação do meio ambiente é tarefa de todos nós, poder público, instituições, empresas e sociedade civil”, complementou.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, agradeceu a todos os parceiros na execução do projeto. “A primeira rua [da área plantada] será de ipê roxo. Vocês imaginam como isso vai ficar lindo. Vai ficar maravilhoso. É mais uma etapa que estamos realizando”, disse Porsani, que, quando era vereador, foi o autor da lei municipal que instituiu o projeto (n° 10.050/2020).

O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), parabenizou a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na pessoa de Porsani, pela iniciativa. “São quase 2.000 árvores plantadas neste espaço maravilhoso. Eu quero passar e vê-las crescerem”, afirmou Boi.

Simbolizando as mães, os pais e os responsáveis dos recém-nascidos, duas mães estiveram na solenidade e realizaram o plantio de árvores: Laís Estefani Domingues Bruno, mãe de Joaquim Domingues Bruno, e Ana Clara Nery da Silva, mãe de Thainá Nery Barbosa. Laís usou a palavra em nome delas e agradeceu a todos pelo convite. “Eu me sinto muito lisonjeada e grata por compartilhar este momento com meu filho. Um evento que transmite a mensagem de preservação do meio ambiente”, relatou.

Também estiveram no evento os vereadores Paulo Landim (PT) e Carlão do Joia (Patriota); a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins, também representando o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema); além de coordenadores e gestores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e representantes da Dantas Ambiental e do Grupo São Martinho.