O judoca são-carlense Mateus Kioshi Furuya da Cunha, sagrou-se campeão da Seletiva Nacional de Judô das Categorias de Base, após 7 lutas, na categoria sub21 até 73kg.
O atleta lutou contra adversários do Paraná, Botucatu, Araçatuba, Rio de Janeiro e a final contra o representante de Brasília/DF. Com esse resultado, Mateus está classificado para o meeting nacional que acontecerá em fevereiro de 2023. “O objetivo é ficar em primeiro lugar no ranking nacional da Confederação Brasileira de Judô”, disse o atleta, já que o número 1 no ranking, é custeado pela CBJ para participar das competições internacionais.
No dia 14 de janeiro de 2023, Mateus fará uma segunda seletiva olímpica, mas na categoria sênior e disputa uma vaga olímpica em sua categoria. Em 2022, Mateus foi vice-campeão paulista, vice-campeão brasileiro universitário e campeão Paulista universitário.
Mateus e seu irmão Caio, ambos são-carlenses, são filhos do professor Sebá, técnico de esporte da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura (Smec) de São Carlos e contratados pela cidade de São Caetano do Sul/SP.