‘Toda ajuda é bem-vinda’, diz secretária sobre campanha em prol do litoral norte

 




A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, participaram do “Canal Direto com a Prefeitura” desta quarta-feira (22) e falaram sobre a campanha de arrecadação de alimentos e itens para as vítimas dos temporais no litoral norte de São Paulo. Mais uma vez, Araraquara demonstra sua solidariedade.

“Araraquara tem se mostrado uma cidade solidária. E mesmo em tempos de Covid, quando a gente precisou organizar a Rede de Solidariedade. No final do ano, com toda a chuva pela qual nós fomos acometidos e o quanto Araraquara foi solidária e outros municípios também. Por isso, Araraquara não poderia ficar de fora neste momento tão triste para a região de São Sebastião, sem organizar uma iniciativa para apoiar as famílias que lá estão e residem. As famílias perderam tudo. Toda ajuda é bem-vinda, uma vez que o desastre foi muito grande”, afirmou Jacqueline.

Entre os itens que podem ser doados, em quatro locais da cidade, estão alimentos não perecíveis, leite, água, itens de higiene e limpeza, cobertores, roupas e alimentos para os animais.

Os pontos de arrecadação fixos são a sede da Prefeitura (Rua São Bento, nº 840, Centro), o Fundo Social de Solidariedade (Rua Imaculada Conceição, nº 3885, Vila Yamada), a Guarda Civil Municipal (Rua Nove de Julho, nº 3419, Vila José Bonifácio) e a Casa dos Conselhos (Avenida Portugal, nº 183, Centro). As doações também podem ser entregues nas viaturas da Guarda Municipal que estiverem trafegando pelas ruas de Araraquara.

No final de semana, durante o Carnaval, cidades do litoral paulista chegaram a registrar mais de 600 mm de chuvas em 24 horas — casos de São Sebastião (626 mm) e Bertioga (682 mm), segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden). É o maior acúmulo de chuva que se tem registro na história do Brasil.

Até a tarde desta quarta-feira, eram 48 mortes confirmadas na tragédia, além de ao menos 36 pessoas desaparecidas e cerca de 2.500 desabrigadas ou desalojadas, de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo. A cidade mais devastada pela tragédia foi São Sebastião, com 47 mortes — a outra ocorreu em Ubatuba.

“Já estou em contato com o Fundo Social de São Sebastião. Talvez, a gente não consiga chegar até lá, por conta das estradas. Se a gente conseguir chegar, a gente vai levar até lá. Se não [conseguir], a gente vai destinar ao Fundo Social do Estado, que se compromete a levar de helicóptero essas doações para lá”, disse Cidinha Silva.

A presidente do Fundo Social destacou que a população do município sempre colabora quando é necessário. “Araraquara sempre responde de maneira muito rápida aos nossos apelos. Passamos por isso na pandemia e vimos o quanto nossa cidade é solidária. Isso nos dá muito orgulho. Agora é hora de a gente expandir um pouquinho mais, ir mais longe, e ajudar as pessoas que estão passando por essa tragédia terrível”, concluiu Cidinha.

Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.