Exposição Xilograffiti chega ao Sesc Araraquara

 




O Sesc Araraquara ganha novos ares a partir do dia 18 de março com a chegada da Exposição Xilograffiti, mostra que une a arte urbana e a cultura popular em uma plataforma colaborativa de arte, educação e conexão que abordará assuntos de grande interesse popular, como a xilogravura e os cordéis, o grafite e o estêncil.

A curadoria é de Baixo Ribeiro e Laura Rago, que partiram das obras de J. Borges e da editora de literatura de cordel Lira Nordestina para estruturar a união que se dá entre a arte popular, a arte urbana e a produção gráfica. Xilograffiti traz também para a cidade artistas e coletivos de diversas idades e regiões do Brasil, entre eles os maranhenses Derlon, que desenvolverá um mural especialmente para o espaço Galeria da unidade, e Romildo Rocha, cujo trabalho estará presente na escola Victor Lacorte, próxima ao Sesc.

A programação da exposição explora as potencialidades de conexão entre diferentes artistas e públicos para provocar choques criativos tanto na teoria como na prática. A ideia é que o público também possa co-criar bastante, explorar as ferramentas que encontrar pela exposição, e que as conexões com os artistas da cidade promovam a valorização das cenas artísticas locais e de seus representantes. Serão realizadas obras públicas no entorno do Sesc, com participação de artistas da cidade e região, entre eles, Jota Aracê, Vitor Pedroso, Ludmila Siviero e Kadi.

A abertura da exposição será despojada, com um festival que ocupará o Sesc Araraquara no final de semana dos dias 18 e 19 de março. O Festival Xilograffti inaugura a Feira de Zines e Artes Gráficas, espaço de encontro entre artistas e editores locais para mostra e comercialização de zines, lambes, stickers, gravuras, livros de artista e outras publicações independentes, com Discotecagem da Dj Simoníssima, celebrando a música nordestina com clássicos e hits contemporâneos. 

cenógrafo responsável pelo projeto da exposição Xilograffiti, Will Zarella, é presença confirmada, demonstrando a forma de utilização das impressoras e dos dispositivos gráficos presentes na exposição. Os curadores Baixo Ribeiro e Laura Rago também estarão presentes, acompanhando grupos pela exposição e conversando sobre a mostra.

Já o designer e artista gráficoRico Lins dá uma aula inaugural sobre palavra, imagem, impressão e escala aplicadas à produção gráfica. Neste momento, ele também apresenta e dá início ao processo para participação em “Arte para Outdoor”, um projeto no qual o designer orientará a construção coletiva de artes gigantes que serão expostas em outdoors pela cidade.

Muitos bate-papos estão marcados para este final de semana: o xilógrafo e ilustrador de Araraquara,Vitor Pedroso apresenta Escambo Gráfico, projeto que nasceu da troca entre artistas gravadores e da circulação nacional de peças gráficas – desde 2021 o projeto já contou com a participação de 300 artistas de diversas partes do mundo, resultando em exposições nas cidades de Leme-SP e em Bienne e Evilard, na Suíça.

Conversas e Conexões: Pablo e Bacaro Borges, filhos do artista popular, xilogravador e poeta autodidata J. Borges, prestam uma homenagem a esta figura de proa do movimento da gravura popular no Brasil, demonstrando as xilogravuras e conversando com o público sobre o pai, suas criações e essa arte que é passada de pai para filhos. J. Borges é um artista que recupera em suas xilogravuras o imaginário regional, as personagens famosas do cordel e da cultura nordestina, bem como as temáticas do cotidiano.

Romildo Rocha, artista da periferia de São Luís do Maranhão (MA) tem como inspiração o imaginário gráfico popular, as raízes nordestinas e as de outras culturas e desenvolverá um trabalho especial na escola Victor Lacorte. Derlon, artista recifense, é conhecido pelo desenho preto e branco de traços fortes, figuração e geometria bem definidas, de imagens diretas e temática regionalista. No graffiti, deixou o spray colorido de lado para dedicar-se ao pincel e ao rolinho – característica que o aproxima da estética xilográfica. Ele termina o painel do espaço galeria durante o festival Xilograffiti, e claro, conversa com o público.

Curso 

O cursoCaminhos da Cultura, com os Gêmeos do Cinema André e Marcos de Castro, aborda a criação, elaboração, aprovação, captação de recursos, gestão executiva e operacional, e prestação de contas de projetos culturais na área de audiovisual, no âmbito do ProAC ICMS e ProAC. As vagas já estão esgotadas.
A visitação ficará aberta até dia 16 de julho, de terça a sexta-feira, das 13h às 21h30 

Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h. Os agendamentos de grupos podem ser feitos pelo e-mail agendamento.araraquara@sescsp.org.br e pelo telefone (16) 3301-7528.