Uma pequena reflexão sobre o Dia Mundial da Água

 




*Fernando Cesar Câmara

* Valter Iost

Criado em 1992, na conferência das nações unidas sobre Meio Ambiente, o Dia Mundial da Água passou a ser comemorado a partir de 1993.

A ONU definiu para 2023 o tema: “Acelerando Mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”, com o objetivo de discutir formas para acelerar mudanças e solucionar a crise global da água e do saneamento. A campanha usa como estratégia de sensibilização a Fábula de um beija flor que se esforça para apagar o incêndio da floresta carregando água pelo próprio bico.

Araraquara, possui um excelente sistema de captação, abastecimento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, porém, com o avanço da urbanização, o número de erosões, assoreamentos e a eutrofização (processo de poluição dos corpos d’agua que transformam a coloração das aguas e diminui os níveis de oxigênio) podem aumentar e, diminuir ainda mais a coleta de água superficial, obrigando a construção de mais poços, que, se feito sem responsabilidade, pode causar o rebaixamento do aquífero e uma séria crise hídrica.

Vamos aproveitar essa data e repensar o que nós estamos fazendo para preservar esse bem tão valioso. Conscientizar e sensibilizar as pessoas são fundamentais para garantir água às futuras gerações.

A natureza agradece!

*Fernando Cesar Câmara – Presidente Municipal do Partido Verde.

*Valter Iost – Ambientalista, Mestre em Biologia e Membro da Executiva Municipal do Partido Verde.