Mais de 200 mil menores na Espanha podem ter sido vítimas de abusos sexuais de religiosos

 




O número de menores que teriam sofrido abusos sexuais por parte de religiosos católicos na Espanha desde 1940 seria superior a 200 mil, de acordo com um primeiro grande relatório sobre esse flagelo divulgado nesta sexta-feira (27) por uma comissão independente. 

O informe não fornece um número exato, mas inclui um pesquisa feita a pedido da comissão, segundo a qual 0,6% da população adulta espanhola (em torno de 39 milhões de pessoas no total) afirmou ter sofrido abuso sexual por parte de membros da Igreja Católica em idade mais jovem.

Em 2022, a Igreja Católica espanhola anunciou que registrou mais de 500 casos de abuso sexual de menores ocorridos na instituição e expressou seu desejo de encontrar a "verdade". Na mesma época, o Congresso da Espanha aprovou a criação de uma comissão de investigação.

Os escritórios abertos em 2020 pelas dioceses ou congregações para receber essas denúncias “receberam informações ou denúncias sobre 506 casos”, disse Luis Argüello, secretário-geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), à imprensa na época.

O papa Francisco, mais de uma vez, veio a público pedir perdão pelos crimes cometidos pela Igreja Católica.

Fonte:R7