Após mais de três dias, Enel promete fim de apagão em SP para esta terça-feira

 



Após mais de três dias da falta de luz que afeta São Paulo e a região metropolitana, a Enel promete que o fornecimento de energia elétrica será inteiramente restabelecido nesta terça-feira (7).

O corte de energia chegou a afetar 2,1 milhões de consumidores. Segundo o último balanço divulgado pela empresa, responsável pela distribuição na capital e em outras 23 cidades do estado, pelo menos 300 mil pessoas permaneciam sem luz até esta segunda-feira (6).

A forte chuva e as rajadas de vento também deixaram sete mortos na capital e na região metropolitana de São Paulo. Centenas de árvores foram derrubadas, e isso provocou muitos estragos.

Nos últimos dias, moradores relataram a perda de alimentos guardados em geladeira, aparelhos descarregados, banhos com água fria e o impacto da falta de energia para idosos e pessoas que precisam de aparelhos respiratórios.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que o temporal que atingiu a capital na sexta "foi um evento extraordinário". "Desde 1995 não houve nenhuma situação de ter alguma rajada de vento com mais de 100 km/h", disse o político, com base em informações de um especialista de clima da USP (Universidade de São Paulo).

Questionada, a concessionária justificou que "essa foi a ventania mais forte dos últimos anos em São Paulo, que atingiu de forma mais severa a rede de distribuição".

"Os profissionais da companhia seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira (7/11), conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo. Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual", declara a Enel em nota.

Investigação

O Ministério Público de São Paulo vai investigar a Enel por possível omissão no restabelecimento de energia elétrica dos moradores, que sofrem desde a última sexta-feira (3) com as consequências do forte temporal.

A informação foi confirmada pelo R7, nesta segunda-feira (6), pelo promotor de Justiça Silvio Marques, da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital.

O órgão vai investigar quais os motivos que levaram tantos consumidores a ficarem sem energia elétrica e a quantidade de funcionários que a empresa — que atende 24 municípios no estado de São Paulo — tem para demandas urgentes.

Fonte:R7