O subprocurador da República Paulo Gonet foi o quarto indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a Procuradoria-Geral da República. Lula já indicou Claudio Lemos Fonteles (2003), Antônio Fernando Barros e Silva de Souza (2005 e reconduzido em 2007) e Roberto Gurgel (2009).
Gonet toma posse nesta segunda-feira (18), às 10h, como procurador-geral da República. Gonet será o 44º procurador-geral da República do país após ter sido aprovado pelo Senado para ocupar o cargo e substituir Augusto Aras.
Ele foi responsável por elaborar o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarasse a inelegibilidade de Jair Bolsonaro pela conduta do ex-presidente em encontro com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.
Na ocasião, Bolsonaro levantou suspeitas sobre as urnas eletrônicas, sem apresentar provas, e atacou o sistema eleitoral brasileiro.
Na prática, como PGR, Gonet poderá propor investigações e denúncias contra autoridades com foro privilegiado. Além disso, terá que se manifestar em inquéritos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro em relação à suposta instigação aos atos extremistas do 8 do Janeiro.
fonte:R7