O mês de janeiro está terminando e muitos motoristas retornam à vida normal após a viagem de férias com a família. Nesse período, é comum abastecer em postos desconhecidos, rodar por trechos e estradas nas mais diversas condições e, ao retornar, o carro precisa também passar por uma boa revisão. Veja quatro pontos importantes nesse período do ano que devem ser verificados no carro.
TOYOTA COROLLA HYBRID 2024: o que mudou? Sabia que ele recebeu 10 NOVIDADES - veja o teste completo!
1- Avalie as mudanças de "comportamento" do seu veículo: fique atento às possíveis alterações como aumento repentino no consumo de combustível, falhas de aceleração especialmente ao ligar o carro de manhã e no surgimento de ruídos anormais na suspensão e nos freios como estalos e barulhos que antes não estavam presentes. Falhas e alterações no consumo podem ser o resultado de gasolina adulterada e será preciso olhar o sistema de injeção, bomba de combustível, tanque entre outros.
2- Faça inspeção de vazamento de fluidos: Verifique uma possível ocorrência de vazamentos de fluidos ou em componentes. Basta olhar com atenção de preferência com lanterna a ocorrência de vazamentos de óleo de motor, fluido de arrefecimento, fluido de transmissão, óleo de diferencial, amortecedores e no sistema de freios. Identificar e corrigir esses vazamentos é primordial para o desempenho e a segurança do veículo. Estes problemas podem aparecer pois o carro pode ter sido exigido além do uso habitual em estradas irregulares, aclives e declives, temperatura mais alta etc.
3- Consulte um mecânico de confiança: Agende uma inspeção detalhada com um mecânico de confiança. Essa medida garante que qualquer problema identificado seja tratado de maneira profissional, proporcionando tranquilidade ao condutor e assegurando a utilização do veículo sem contratempos depois do período de férias.
Vaga de auxiliar de mecânico faz parte do Cate
FREEPIK4- Pneus e suspensão: merecem atenção especial após uma viagem. Com maior quilometragem nas viagens pode ocorrer desgaste irregular de pneus ou de componentes da suspensão como bieletas, badejas, amortecedores, entre outros.
Combustível ruim é ocorrência comum
Quando estamos viajando nem sempre podemos garantir a qualidade do combustível utilizado. Gasolina ou etanol adulterados podem ser fatais para o motor do carro. Efeitos como partida do motor mais lenta, especialmente em condições frias, marcha lenta irregular, falhas nas acelerações e ruídos no motor durante retomadas de velocidade com o uso de marchas mais longas, são resultado de queima irregular de combustível.
Antes que os problemas decorrentes do uso de combustível irregular se agravem é recomendado fazer uma verificação em um mecânico de confiança antes de voltar ao ritmo normal no pós-férias.
Fonte:R7