Tripulação age rápido e salva vida de passageiro com sintomas de derrame

 



Um voo entre a Cidade do Cabo e Joanesburgo, na África do Sul, dura cerca de 1 hora e 50 minutos. Este período pode ser considerado rápido para cobrir a distância de 1.400 km entre as duas cidades. Mas significa uma eternidade para um passageiro que estava no meio de uma viagem e apresentou sintomas de um derrame. 

Foi o que aconteceu em um voo da companhia FlySafair na última segunda-feira (12), quando um passageiro na casa de sessenta e poucos anos se sentiu mal e precisou ser socorrido a bordo. Ao identificar a emergência, cuja suspeita era a de um acidente vascular cerebral, a tripulação fez uma chamada para saber se havia algum médico a bordo em meio aos 184 passageiros a bordo. 

Sem a presença de um profissional de saúde e com a piora do estado do homem, que chegou a perder a consciência, a tripulação se encarregou de prestar os primeiros socorros e o comandante decidiu por um desvio de rota e abreviar o pouso na cidade de Bloemfontein, onde havia o aeroporto mais próximo com instalações médicas. 

O voo, que partiu da Cidade do Cabo por volta das 7h20 da manhã, fez um pouso seguro no novo destino às 8h43. As ações imediatas foram consideradas essenciais para estabilizar o indivíduo.

O porta-voz da FlySafair, Kirby Gordon, informou que a tripulação da companhia aérea, possuindo treinamento básico em primeiros socorros, respondeu prontamente à emergência médica durante o voo.

Gordon disse: “O voo pousou com segurança em Bloemfontein, onde a equipe médica já estava preparada para ajudar. O passageiro foi estabilizado na ambulância e transportado para o hospital mais próximo para tratamento adicional.”

O voo retomou a viagem aproximadamente uma hora depois, chegando finalmente ao destino programado, no aeroporto de Lanseria, próximo de Joanesburgo.

A tripulação do voo da FlySafair foi elogiada pela iniciativa “extremamente profissional” da emergência.

“Felizmente, as emergências médicas não acontecem com tanta frequência, mas nossas equipes são treinadas para gerenciá-las quando acontecem”, garantiu o porta-voz da companhia.

Fonte:R7