O tempo médio de concessão dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) caiu para 50 dias. O dado é do Boletim Estatístico da Previdência Social de dezembro. No mesmo mês, a fila de requerimentos em análise chegava a 1,5 milhão.
Para evitar demora na hora de pedir aposentadoria ou outros benefícios, o trabalhador deve manter atualizados os dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), documento que informa todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias.
Caso estejam faltando informações de contribuições realizadas e assinaladas em carteira de trabalho, há duas formas para regularizar o documento.
"O trabalhador pode solicitar o acerto do CNIS ligando para a Central do INSS no telefone 135 ou procurando uma agência do INSS diretamente", explica o advogado Gustavo Bertolini, do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados.
"Feito o pedido de acerto pela central, o servidor abrirá uma tarefa que poderá ser acompanhada pelo aplicativo do INSS chamado 'Meu INSS'. Além disso, caso o INSS necessite, ele abrirá uma exigência nessa tarefa solicitando mais documentos. Esses documentos poderão ser juntados pelo sistema ou diretamente na agência", acrescenta Bertolini.
Para acompanhar se a empresa realmente está efetuando os recolhimentos para o INSS, o advogado orienta consultar o aplicativo “Meu INSS”, fazendo o download do documento CNIS. "Nele constará todas as contribuições do segurado efetuadas mensalmente pelos empregadores ou pelo próprio segurado em caso de recolhimento facultativo ou contribuinte individual", afirma.
Já o INSS afirmou em nota que o trabalhador deve ligar para a central 135 e solicitar o serviço "Atualizar Vínculos e Remunerações e Código de Pagamento", segundo orientação da diretoria de tecnologia da informação do instituto.
• Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”
• Faça login usando senha e usuário do gov.br
• Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”
• Clique em “Baixar PDF"
• Para atualização ou em caso de dúvidas, o trabalhador pode ligar para a central de atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Fonte:R7