O contribuinte brasileiro tem até o dia 31 de maio para enviar a declaração do Imposto de Renda de 2024, porém muitas pessoas já enviaram a documentação para receber a restituição do tributo nos primeiros lotes. Segundo a Receita, o pagamento é a devolução do valor do imposto pago a mais durante o ano-calendário que, no caso deste ano, é 2023. O R7 preparou uma série de reportagens para ajudar a população no período de prestar contas com o Leão. O questionamento desta segunda-feira (29) é sobre em qual conta a restituição é paga. Caso você tenha uma sugestão, basta entrar em contato nas redes sociais oficiais do R7 e da RECORD.
A partir da declaração de 2023, a escolha pelo pagamento da restituição por PIX é um dos critérios de prioridade para o recebimento. O primeiro lote deste ano será pago no dia 31 de maio, que também é a data limite para o envio da documentação. A Receita estabelece uma lista de prioridades no pagamento dos valores, como pessoa idosa com idade igual ou superior a 80 anos e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Em que conta recebo a restituição?
“A restituição será paga na conta indicada na declaração, mas o valor só pode ser creditado em conta-corrente, poupança ou pagamento que pertença ao CPF do titular da declaração. A partir de 2022 também é possível receber por PIX, desde que a chave seja o CPF do titular da declaração.
A partir da declaração de 2023, a escolha pelo pagamento da restituição por PIX é um dos critérios de prioridade para o recebimento da restituição, após as prioridades legais.
Se você informar uma conta bancária com CPF diferente do titular da declaração, a restituição não será paga e você terá que reagendar o crédito da restituição com a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001 capitais ou 0800-729-0001 demais locais), informando uma conta válida.”
Imposto de Renda 2024
O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 termina em 31 de maio. Para muita gente, o período de prestar contas com o Leão pode ser estressante. No ano passado, mais de 500 mil pessoas não enviaram a documentação no prazo correto e tiveram de pagar multas
Fonte:R7