Morre o segundo denunciante da Boeing

 



Joshua Dean, ex-auditor de qualidade da Spirit AeroSystems, morreu na manhã de terça-feira (30) após lutar contra uma infecção repentina e de rápida propagação.

Conhecido como Josh, Dean morava em Wichita, Kansas, onde a Spirit está baseada. Ele tinha 45 anos, gozava de boa saúde e era conhecido por ter um estilo de vida saudável.

Ele morreu após duas semanas em estado crítico, disse sua tia Carol Parsons.

O porta-voz do Spirit, Joe Buccino, disse: “Nossos pensamentos estão com a família de Josh Dean. Esta perda repentina é uma notícia impressionante aqui e para seus entes queridos.

Reportagem do Seattle Times informa que Dean prestou depoimento em uma ação judicial dos acionistas da Spirit e também apresentou uma queixa à Administração Federal de Aviação (FAA), alegando “má conduta grave e grave por parte da gestão sênior de qualidade da linha de produção do 737″ na Spirit.

A Spirit demitiu Dean em abril de 2023, e ele apresentou uma queixa ao Departamento do Trabalho alegando que sua demissão foi uma retaliação por levantar preocupações relacionadas à segurança da aviação.

Parsons disse que Dean ficou doente e foi para o hospital porque estava com dificuldade para respirar há pouco mais de duas semanas. Ele foi intubado e desenvolveu pneumonia e depois uma infecção bacteriana grave, que tem a sigla em inglês MRSA.

Sua condição piorou rapidamente e ele foi transportado de avião de Wichita para um hospital em Oklahoma City, disse Parsons.

Sua mãe postou uma mensagem na sexta-feira no Facebook relatando detalhes, dizendo que Dean estava “lutando por sua vida”.

Ele foi fortemente sedado e colocado em diálise. Uma tomografia computadorizada indicou que ele sofreu um derrame, dizia a postagem de sua mãe.

Dean foi representado por um escritório de advocacia na Carolina do Sul que também representava o denunciante da Boeing, John “Mitch” Barnett.

Barnett foi encontrado morto em um aparente suicídio em março. Ele estava prestando depoimentos alegando que a Boeing retaliou contra ele por reclamações sobre falhas de qualidade quando foi encontrado morto devido a um ferimento à bala em Charleston, SC, onde a Boeing tem sua fábrica de 787.

O Gabinete do Legista do Condado de Charleston relatou que a morte de Barnett parecia ser “devido a um ferimento autoinfligido por arma de fogo”. Quase dois meses depois, a investigação policial sobre sua morte continua em andamento.

Brian Knowles, um dos advogados de Dean, disse que não queria especular sobre o momento e as circunstâncias das duas mortes.

“Denunciantes são necessários. Eles trazem à luz irregularidades e corrupção no interesse da sociedade. É preciso muita coragem para se levantar”, disse Knowles. “É um conjunto difícil de circunstâncias. Nossos pensamentos agora estão com a família de John e a família de Josh.”

Dean, um engenheiro mecânico, começou a trabalhar na Spirit em 2019. Ele foi demitido no ano seguinte após cortes de empregos relacionados à pandemia e retornou à Spirit em maio de 2021 como auditor de qualidade.

Em outubro de 2022, Dean disse que encontrou um grave defeito de fabricação: mecânicos fazendo furos indevidamente na antepara de pressão traseira do MAX. Quando ele sinalizou esse problema com a administração, ele disse que nada foi feito.

Focado nesses defeitos, ele disse que não percebeu, durante a mesma auditoria, uma falha de fabricação separada nos acessórios que prendem a aleta vertical da cauda à fuselagem. Quando isso foi descoberto em abril e causou uma pausa nas entregas na fábrica da Boeing em Renton, Dean foi demitido.

Então, em agosto, a Spirit anunciou a descoberta de furos indevidamente perfurados na antepara de pressão traseira do MAX, uma falha que estava presente nos MAXs construídos já em 2019. Isso causou outra interrupção na entrega em Renton.

Com essa descoberta, Dean apresentou uma reclamação de segurança à FAA. Ele disse que a Spirit o usou como bode expiatório e mentiu para a FAA sobre os defeitos da peça utilizada no MAX.

“Depois que fui demitido, a Spirit AeroSystems [inicialmente] não fez nada para informar a FAA e o público” sobre seu conhecimento dos defeitos da antepara de pressão traseira, escreveu ele em sua reclamação.

Em novembro, a FAA enviou a Dean uma carta afirmando que havia concluído uma investigação sobre os problemas de segurança que ele havia sinalizado. A carta encobre o resultado, embora pareça confirmar que as suas alegações tinham substância.


Fonte:R7