Na manhã desta quinta-feira (7), uma operação da Polícia Ambiental na rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Jr. (SP-318) resultou na apreensão de 17 aves nativas transportadas ilegalmente em um ônibus de viagem com destino ao estado da Bahia. A abordagem foi realizada após uma denúncia de que passageiros do coletivo estariam transportando animais capturados recentemente em Dourado/SP.
Durante a ação, agentes fizeram buscas pessoais e inspeções nas bagagens de cada passageiro. Foram identificados dois indivíduos transportando 13 coleirinhos papa-capim e 4 canários-da-terra, totalizando 17 aves. Os animais estavam acondicionados em caixas e transportadores inadequados, dentro de uma mala fechada, posicionada sob o assento dos infratores. A forma de transporte configurou crime de maus-tratos, devido ao espaço insuficiente para as aves.
Os infratores foram autuados e multados em R$ 51.000,00 por maus-tratos, conforme o artigo 29 da Resolução SIMA 05/21. Além disso, foram aplicadas multas de R$ 8.500,00 pela prática de tráfico de aves nativas, em razão da ausência de autorização da autoridade competente, conforme o artigo 25, parágrafo 3º, inciso III da mesma resolução.
Na esfera penal, os envolvidos responderão pelos crimes previstos nos artigos 32 e 29, parágrafo 1º, inciso III, da Lei 9605/98. Os infratores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de Rincão/SP, onde serão tomadas as providências cabíveis. A operação contou com o apoio da equipe de policiamento rodoviário.
Fonte: São Carlos Agora