Começou na última segunda-feira (26) a devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS referentes à folha de pagamento de abril.
Os beneficiários que tiveram mensalidades associativas abatidas nos seus rendimentos serão reembolsados, totalizando R$ 292 milhões em devoluções.
No fim de abril, o INSS determinou a suspensão de todos os descontos de mensalidades associativas na folha de pagamento. A decisão, no entanto, veio após o fechamento da folha referente ao mês, o que fez com que os abatimentos ainda fossem aplicados nos pagamentos realizados entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Apesar disso, o INSS reteve os valores e impediu que fossem repassados às entidades associativas, preservando o direito dos beneficiários à devolução.
Agora, a devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho. Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência.
Sobre o calendário
A data exata da devolução varia conforme o valor do benefício — se é igual ou superior a um salário-mínimo — e o último número do Benefício (NB), desconsiderando o dígito verificador (número após o traço).
Segundo o calendário regular de pagamentos, a devolução ocorrerá nas seguintes datas:
Quem ganha até um salário-mínimo
Final 1 26 de maio
Final 2 27 de maio
Final 3 28 de maio
Final 4 29 de maio
Final 5 30 de maio
Final 6 2 de junho
Final 7 3 de junho
Final 8 4 de junho
Final 9 5 de junho
Final 0 6 de junho
Quem ganha acima de um salário-mínimo
Final 1 e 6 2 de junho
Final 2 e 7 3 de junho
Final 3 e 8 4 de junho
Final 4 e 9 5 de junho
Final 5 e 0 6 de junho
Cuidado com golpes
Atenção: cuidado com golpes! O INSS comunica informações sobre este assunto exclusivamente pelo portal Meu INSS. Não envia links ou mensagens por e-mail, SMS ou WhatsApp, e também não realiza ligações telefônicas para tratar desse tema.
Desconfie de qualquer contato de pessoas se passando pelo INSS, bloqueie as ligações e denuncie à Ouvidoria, pelo Fala BR (gov.br/falabr) ou telefone 135.
Em caso de dúvidas, busque informações apenas pelos canais do INSS ou demais páginas oficiais do Governo Federal.
Fique atento! Sempre consulte o Meu INSS para verificar informações oficiais com segurança.