Bebê nasce com DIU preso no cabelo. Médico explica o caso











Uma mãe norte-americana publicou, no último domingo (25), a foto do filho recém-nascido, logo após o parto, com o DIU (dispositivo intrauterino) preso no cabelo. A imagem rapidamente viralizou e foi compartilhada por mais de 38 mil pessoas. 
Em sua publicação no Facebook, Cadesia Foster comparou o DIU na cabeça do filho a uma grampo de cabelo. 
O médico Rogério Bonassi Machado, presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), explica que são "raríssimos" os casos em que o DIU falha.
"Nos raros casos que acontece a falha contraceptiva do DIU, geralmente se identificam fatores como o deslocamento do DIU ou a falta de controle adequado depois da sua colocação."
Segundo o especialista, a gravidez progride normalmente sem qualquer problema para o bebê. "Também não há relação alguma com malformações fetais, tampouco com lesões nesse recém-nascido."
Isso porque, afirma Machado, o DIU não fica em contato com o bebê durante a gestação. "No final, como o DIU e o bebê ficam no mesmo local - dentro do útero - os dois são retirados. Por coincidência o DIU estava junto à cabeça, mas em hipótese alguma penetraria no corpo do recém-nascido."
O médico ressalta que o DIU é um método contraceptivo "de alta eficácia" e que os casos de falha representam 0,1 em cada 100 mulheres ao ano. "O DIU é tão eficaz quanto a laqueadura", conclui.

Fonte:R7