ANA TEIXEIRA NO TERRITÓRIO DA ARTE




A artista plástica Ana Teixeira é uma das convidadas desta edição do XV Território da Arte de Araraquara e, nesta sexta e sábado – dias 15 e 16 – realiza diversas atividades com o público interessado, em programação totalmente gratuita.
Ana Teixeira é artista formada pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP e mestra em Poéticas Visuais também pela USP. Seu trabalho transita por diferentes meios, com interesse particular pelo desenho e pela arte participativa, tendo a literatura e o cinema como suas principais referências. Nos últimos anos participou de exposições e residências em diferentes partes do mundo, além de ministrar cursos sobre arte contemporânea e ter lançado seu primeiro livro “Minhas duas avós”.
Na sexta-feira, às 16 horas, a artista realiza a intervenção “Troco Sonhos” no Centro da cidade e, após, às 19h30, propõe o bate-papo “Meus 20 anos de ações no espaço público” na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa.
A programação tem início com “Troco Sonhos”, onde a artista propõe uma intervenção pelo espaço público. No bate-papo “Meus 20 anos de ações no espaço público”, Ana Teixeira convida artistas e interessados em arte em geral para mostrar registros de seus trabalhos, abordando as estratégias, histórias e desdobramentos de suas pesquisa nestes 20 anos. “Em 2018 completo 20 anos de ações no espaço público e de minha inserção na profissão que abracei: artista. Neste tempo venho desenvolvendo trabalhos que se pautam pela interação, a provocação e a criação de ‘espaços imantados’, termo criado pela artista Lygia Pape que me é muito caro”, explica.
“Diferente como todo mundo”
Já a programação do sábado apresenta a vivência “Diferente como todo mundo”, às 9 horas, na Casa da Cultura; e o lançamento de livro “Minhas duas avós”, às 11 horas, também na Casa da Cultura.
A vivência “Diferente como todo mundo” é uma atividade teórica e prática para mães, pais, avós, tias, tios, professoras, professores e demais interessados em conviver com crianças. A partir da história “Minhas duas avós”, a atividade terá como mote as novas configurações familiares e as possibilidades de abordagem deste tema com crianças.
A vivência se divide em quatro partes, tendo início com a narração da história e uma conversa sobre o livro, com detalhes sobre as ilustrações, a diagramação e a edição. Depois segue com uma parte prática “Conversa Desenhante”, que convida os participantes a desenharem a partir de palavras desconhecidas, focando a pensar o desenho: se ele precisa ser uma representação da realidade, o que ele pode expressar e como.
A próxima etapa é a “Conversa Pensante” onde, em duplas, os participantes recebem desafios que devem responder por meio de uma ação, uma fala, um texto ou outro meio de comunicação qualquer. As outras duplas serão incitadas a adivinhar qual foi o desafio daquela dupla. Por fim, em “Conversa Desabafo” é realizada uma roda de conversa com avaliação do encontro, com ideias, dúvidas e questionamentos.
O lançamento de livro “Minhas duas avós” conta com contação de histórias e oficina de desenhos. No lançamento do livro, a autora, além de narrar a história, propõe às crianças e aos adultos presentes uma oficina de desenho a partir do tema “quem é igual, afinal?”. Em uma lúdica roda de conversas, os participantes devem pensar sobre o tema por meio de perguntas que serão sorteadas entre eles. As respostas serão transformadas em desenhos.
Vale lembrar que Ana Teixeira ministra cursos sobre arte contemporânea e trabalhou por mais de 20 anos com crianças e jovens em seu ateliê. A artista atuou em cursos de formação para professores durante os anos de 2000 a 2010 e ganhou o Prêmio Rumos Itaú Cultural em 2008, com seu trabalho com crianças e adolescentes do Ateliê Parangolé, na Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, de Jundiaí.
Os trabalhos da artista podem ser vistos em: www.anateixeira.com. A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento, 909, no Centro da cidade.
SERVIÇO:
Território da Arte apresenta:
15/06 – Sexta-feira
16h – “Troco Sonhos”, com Ana Teixeira/ Território da Arte de Araraquara – vários espaços
19h30 – Bate-papo “Meus 20 anos de ações no espaço público”, com Ana Teixeira/ Território da Arte de Araraquara – Casa da Cultura
16/06 – sábado
9h – Vivência “Diferente como todo mundo” (20 vagas) – Casa da Cultura
11h – Lançamento de Livro “Minhas duas avós” Com Ana Teixeira. Casa da Cultura
Programação gratuita