Apple é multada em R$ 24,5 milhões na Austrália por prejudicar clientes



Apple terá que pagar uma multa na Austrália de aproximadamente 6,6 milhões de dólares (24,5 milhões de reais) por prejudicar clientes que compraram seus aparelhos entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016, segundo a Comissão Australiana de Concorrência e Consumo (ACCC, sigla em inglês) nesta terça-feira.
A ACCC processou a Apple dos Estados Unidos e sua filial no país no Tribunal Federal da Austrália após investigar centenas de queixas vinculadas ao “erro 53” – ao atualizar o sistema operacional de iPhones ou iPads, aparelhos reparados por assistências técnicas não-autorizadas eram desativados.
A Apple admitiu ter rejeitado a reparação dos terminais de pelo menos 275 clientes australianos, alegando que os dispositivos já tinham sido reparados por terceiros.
“Se um produto tem uma falha, os clientes têm o direito de consertá-lo ou substituí-lo, de acordo com a Lei do Consumidor da Austrália e, às vezes, até mesmo um reembolso”, disse a comissária da ACCC, Sarah Court.
Após a notificação das investigações da ACCC à Apple, a empresa colocou em prática um programa para compensar os clientes prejudicados. Ao menos, 5.000 pessoas foram afetadas.
Em abril deste ano, a Apple liberou uma atualização para corrigir falha no funcionamento de telas de reposição não-originais – o problema fazia com que telas dos dispositivos deixassem de funcionar.

Fonte: Veja