Caminhão com exames gratuitos contra câncer de mama chega a Araraquara na quinta (25)











Projeto “O Futebol Contra o Câncer de Mama – Marque esse Gol!” ficará em frente ao Estádio da Fonte Luminosa das 8h às 18h, em parceria da Prefeitura com a Ferroviária, a Federação Paulista de Futebol e ONGs


A campanha “O Futebol Contra o Câncer de Mama – Marque esse Gol!” chega a Araraquara nesta quinta-feira (25), em parceria entre a Prefeitura de Araraquara, a Ferroviária, a Federação Paulista de Futebol e as ONGs Américas Amigas e Meninas do Peito.
Um caminhão ficará em frente ao Estádio da Fonte Luminosa, das 8h às 18h, fazendo mamografias e exames complementares de forma gratuita nas mulheres que se cadastraram pela internet, no site do projeto (www.marqueessegol.com.br). O prazo para cadastro já foi encerrado.
O objetivo da campanha é, dentro do Outubro Rosa, promover diversas ações de prevenção e conscientização para mobilizar a comunidade do futebol sobre a importância da mamografia anual, que aumenta a chance de detecção precoce do câncer de mama.
O foco da campanha é em pessoas de baixa renda. A idade mínima para atendimento é de 40 anos, sendo que a mulher não pode ter prótese estética.
Além de Araraquara, o projeto passou, neste mês, pelos estádios de São Paulo, Santos, Guarani, Ponte Preta e Botafogo (Ribeirão Preto).
Em seu terceiro ano, o projeto realizou mais de 1.600 mamografias e teve como resultado a detecção e diagnóstico de oito casos de câncer de mama que foram encaminhados para tratamento.
“É muito importante o diagnóstico com antecedência. Os maiores índices de mortes vêm do câncer. E se o futebol é o amor nacional e para o País, ele vai apoiar a Saúde também. A gente quer chamar a atenção para essa prevenção”, afirma Cristiane Gambaré, diretora de futebol feminino do Corinthians e uma das idealizadoras do projeto.
O coordenador de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filho, revela que Araraquara não possui filas para exames de mamografia na rede pública, mas o trabalho de conscientização da sociedade para a prevenção deve ser ininterrupto.
“A Federação Paulista de Futebol, trazendo uma carreta para cá, desperta mais a necessidade de que a sociedade, junto com a Saúde e outros setores, mobilize-se para a realização dos exames. Em Araraquara temos uma situação melhor que outros municípios, porque não temos fila de espera de mamografia, mas temos a necessidade de que a campanha seja permanente”, avalia Edison.
PrevençãoA detecção precoce do câncer de mama pode salvar vidas, sendo que o autoexame, aquele feito pela própria mulher, é o método mais eficaz de prevenção.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por 28% dos casos novos a cada ano.
Relativamente raro antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente acima desta idade, especialmente após os 50 anos. Para o ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.
Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: falta de atividade física, tabagismo, má alimentação, peso corporal acima do indicado, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.