Fila de exames de covid-19 sem resultado chega a 17 mil em SP






Cerca de 17 mil pacientes com suspeita de covid-19 aguardam resultado de exames em São Paulo, informou nesta terça-feira (7) o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.
Em uma semana, houve aumento de 5.000 testes pendentes
A demora para processar os testes se deve, segundo Germann, ao fim dos insumos que vinham sendo utilizados pelos laboratórios públicos até a semana passada.
O governo agora tem recorrido a kits prontos comprados da rede privada, já que a matéria-prima usada para montar os kits na rede pública ainda não chegou.
"Existe uma dificuldade da aquisição de insumos para a realização desses exames. Uma das remessas que estávamos esperando não conseguiu chegar até agora, deve chegar nos próximos dias. Isso interfere no número de exames."
Germann avalia que, uma vez regularizado o processamento dos testes, deve haver "um degrau" do número de pacientes confirmados e também de óbitos, mas devido a esse represamento.
Na semana passada, o governo informou que estava importando dos Estados Unidos 60 mil kits de testes de covid-19 e que os primeiros 20 mil deveriam chegar até o último fim de semana, o que não se confirmou. 
A expectativa do governo é ampliar a capacidade para até 8.000 testes por dia nos laboratórios da rede pública. 

Fonte>R7