Nubank some com dinheiro de clientes e põe a culpa na Caixa






Diversos clientes do Nubank foram às redes sociais reclamar de valores retirados sem motivo aparente. O “ajuste realizado“ envolve quantias geralmente de até R$ 599,99, mas pelo menos uma cliente relatou um estorno de R$ 1.200. Segundo uma publicação de um moderador do fórum oficial da marca, o motivo do estorno foi uma falha de sistema da Caixa Econômica Federal que teria causado depósitos com valores excedentes.

O problema, segundo a publicação do Nubank, esteve ativo entre os dias 15 de abril e 10 de junho deste ano. Teriam sido afetados os depósitos nas contas feitas por boleto bancário. Em resposta ao Canaltech, a empresa reconheceu que alguns dos estornos foram feitos por engano, mas que já começou a devolver os valores aos clientes afetados.

Nubank se posiciona

No Twitter, a conta oficial do Nubank afirmou que os valores tinham entrado duplicados. A publicação informou ainda que os clientes receberão um e-mail com mais informações, indicando que a comunicação não foi realizada antes do estorno para alertar sobre o problema.
A conta do banco na rede social orientou ainda que os clientes podem tirar dúvidas extras pelos canais de atendimento
Moderador da NuCommunity explicou estorno apontando erro da Caixa (imagem: NuCommunity/reprodução)
Procurada pelo Canaltech, a assessoria do Nubank reforçou que a situação ocorreu a partir de inconsistências da CEF, mas que iniciou o processo de devolução do dinheiro aos clientes mesmo antes de ter uma solução definitiva por parte do banco estatal para o problema. Confira a nota na íntegra:
Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha no sistema da própria CEF.
Assim que informado pela CEF sobre a situação, o Nubank, agindo de boa fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da CEF, iniciou o processo de estorno dos valores excedentes de volta para o banco estatal. As devoluções foram suspensas assim que o Nubank identificou inconsistências nos dados fornecidos pelo banco estatal.
O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa decidiu reverter imediatamente os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha. Os clientes afetados já começaram a receber os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.
Canaltech também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Caixa pedindo mais esclarecimentos, mas não recebeu resposta até a publicação desta notícia.

600 reais da Caixa não entrou no PicPay

Curiosamente, o valor e a empresa apontada como a responsável pelo problema lembram relatos, também nesta semana, de depósitos do Auxílio Emergencial que foram cancelados em contas de clientes do aplicativo PicPay.
No caso do PicPay, a Caixa declarou que o problema com o Auxílio Emergencial em contas digitais foi resolvido nesta terça-feira (7), e que clientes ainda com problemas para receber a transferência devem procurar seus bancos.
Fonte: NubankExame