Diversos clientes do Nubank foram às redes sociais reclamar de valores retirados sem motivo aparente. O “ajuste realizado“ envolve quantias geralmente de até R$ 599,99, mas pelo menos uma cliente relatou um estorno de R$ 1.200. Segundo uma publicação de um moderador do fórum oficial da marca, o motivo do estorno foi uma falha de sistema da Caixa Econômica Federal que teria causado depósitos com valores excedentes.
O problema, segundo a publicação do Nubank, esteve ativo entre os dias 15 de abril e 10 de junho deste ano. Teriam sido afetados os depósitos nas contas feitas por boleto bancário. Em resposta ao Canaltech, a empresa reconheceu que alguns dos estornos foram feitos por engano, mas que já começou a devolver os valores aos clientes afetados.
Gente eu to desesperada, o Nubank simplesmente sumiu com R$500,00 da minha conta. Eu espero que isso tenha sido um bug e que seja corrigido logo pq senão eu não sei o que eu faço. pic.twitter.com/lpxY8VZGJS— Gabi✌ (@gabi_ortsac) July 8, 2020
Nubank se posiciona
No Twitter, a conta oficial do Nubank afirmou que os valores tinham entrado duplicados. A publicação informou ainda que os clientes receberão um e-mail com mais informações, indicando que a comunicação não foi realizada antes do estorno para alertar sobre o problema.
(+) Para corrigirmos, lançamos este ajuste à débito em sua conta do Nubank.— Nubank (@nubank) July 7, 2020
Em breve você receberá um e-mail com mais detalhes, caso queira você pode nos chamar pelos canais de atendimento: https://t.co/X55OnVP4Wz.
A conta do banco na rede social orientou ainda que os clientes podem tirar dúvidas extras pelos canais de atendimento.
Procurada pelo Canaltech, a assessoria do Nubank reforçou que a situação ocorreu a partir de inconsistências da CEF, mas que iniciou o processo de devolução do dinheiro aos clientes mesmo antes de ter uma solução definitiva por parte do banco estatal para o problema. Confira a nota na íntegra:
Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha no sistema da própria CEF.Assim que informado pela CEF sobre a situação, o Nubank, agindo de boa fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da CEF, iniciou o processo de estorno dos valores excedentes de volta para o banco estatal. As devoluções foram suspensas assim que o Nubank identificou inconsistências nos dados fornecidos pelo banco estatal.O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa decidiu reverter imediatamente os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha. Os clientes afetados já começaram a receber os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.
O Canaltech também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Caixa pedindo mais esclarecimentos, mas não recebeu resposta até a publicação desta notícia.
600 reais da Caixa não entrou no PicPay
Curiosamente, o valor e a empresa apontada como a responsável pelo problema lembram relatos, também nesta semana, de depósitos do Auxílio Emergencial que foram cancelados em contas de clientes do aplicativo PicPay.
#picpaydevolvemeudinheiro— Lucas Daniel (@arapilucas) July 7, 2020
Cancelem logo a transferência @picpay Cadê meu dinheiro na carteira ? pic.twitter.com/Rudu8bhl6O
No caso do PicPay, a Caixa declarou que o problema com o Auxílio Emergencial em contas digitais foi resolvido nesta terça-feira (7), e que clientes ainda com problemas para receber a transferência devem procurar seus bancos.