UNIP FECHA TURMAS E REVOLTA ALUNOS DE ARARAQUARA



Alunos do curso de enfermagem, fisioterápia, psicólogia, protestam contra  a decisão da direção da UNIP de Araraquara em fechar salas e unir turmas de estudantes, com alegação que houve muitas desistências de estudantes, durante a pandemia do coronavírus.

Uma estudante de enfermagem que preferiu não se identificar, relatou que todos da sala foram avisados que devem ser transferidos para o período da manhã, o que para muitos é inviável, pois trabalham, e optaram pelo curso noturno.

'' A direção da escola não deu muitas explicações e nem ouviu o lados dos alunos, apenas alegaram que para ser viável financeiramente precisaria ter 30 alunos na sala, mas ninguém vê nosso lado, porque a maioria trabalha durante o dia para pagar a mensalidade da faculdade'' desabou a estudante.

A reportagem tentou contato diversas vezes no telefone da UNIP, porém a portaria alegava que não tinha nenhum responsável para falar com a reportagem.







DESABAFO NAS REDES SOCIAIS.
 suposto remanejamento das turmas para o período contrário, sendo que 99% dos alunos não conseguem se adaptar ao período noturno, por motivos pessoais e exclusivamente por conta dos empregos.
Por tantas adversidades dessa pandemia que está tão difícil, é complicado termos por optar em trabalhar ou estudar, pois não há possibilidades de mantermos um curso sem o emprego, e não gostaríamos de adiar esse sonho, pois não somos da classe favorecida.
Não há dúvidas que o remanejamento sugerido visa a retenção de lucros. Sabemos que todos estamos passando por dificuldades desde o começo dessa pandemia (financeiramente e pessoais), porém a mensalidade foi mantida por todos os alunos matriculados e ativos do período da manhã, mesmo assim alegam que não há quantidade suficiente para esses cursos serem mantidos nesse mesmo horário, sendo que apenas 2 alunos trancaram o curso ( Educação Física- UNIP 2° ano)
De acordo com os e-mails recebidos da universidade, eles oferecem apenas as opções de mudança de período ou trancamento de matrícula, levando em conta que essa opção não seja uma alternativa para os alunos que visam se formar. Alegam também que isso acontece anualmente na universidade sendo que nos anos anteriores não aconteceu. Segundo eles essa mudança é para o entrosamento entre as turmas, e para um melhor aproveitamento.
Esse aproveitamento só visa e beneficia a própria Instituição de ensino, para cortes de gastos e corte de professores. Onde o aluno terá aproveitamento? Sendo essa uma atitude muito precipitada diante nossa situação atual, e se houver retorno, não poderá ser em salas com grande quantidade de alunos, e eles estão sugerindo juntar as turmas?
Somos seres pensantes é que merecemos respeito, e nossos direitos.
Queremos manter nosso curso ativo no período matutino, todos os alunos estão decepcionados com cada posicionamento que a Universidade Paulista UNIP de Araraquara vem tomando, para apenas benecia- lá!
UNIP Araraquara