24% de infectados com o coronavírus na cidade afirmaram ter participado de festas ou eventos em Araraquara.








De acordo com os dados, que compõem a investigação epidemiológica dos casos, dos 1.222 entrevistados, 295 ou 24% afirmaram ter participado de festas e eventos sociais nos 15 dias que antecederam os sintomas da Covid-19 e 891, ou 73%, disseram que não. Outros 36, ou 3%, não informaram.



Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 144 – 6 de agosto de 2020

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou os primeiros resultados de um levantamento que vem sendo realizado junto aos positivados para Coronavírus, para traçar um perfil dos pacientes e mapear possíveis pontos de contágio.

De acordo com os dados, que compõem a investigação epidemiológica dos casos, dos 1.222 entrevistados, 295 ou 24% afirmaram ter participado de festas e eventos sociais nos 15 dias que antecederam os sintomas da Covid-19 e 891, ou 73%, disseram que não. Outros 36, ou 3%, não informaram.

Os 1.222 pacientes também foram questionados se utilizaram transporte público: 206, ou 17%, disseram que sim e informaram qual linha haviam utilizado mais recentemente, e 1.016, ou 83%, afirmaram que não fizeram uso de transporte público.

Questionadas se frequentam academias, das 1.222 pessoas, 73, ou 6% disseram que sim, informando o nome das academias em que estiveram, e 1.149, ou 94%, afirmaram que não.

Por sim, questionados se haviam tomado vacina contra gripe em 2020, do total de 1.222 positivados, 490, ou 40%, disseram que sim, e 732, ou 60%, disseram que não.

Estas entrevistas são realizadas continuamente e os resultados preliminares reforçam a preocupação do Comitê com o relaxamento da população em relação ao isolamento social, principalmente nos finais de semana, quando ocorre grande parte das reuniões e encontros familiares. Datas comemorativas, como o Dia dos Pais, neste próximo domingo, é sempre um momento de descuido com as medidas de prevenção e de risco de contágio.  O Comitê alerta para que os cuidados sejam redobrados e que se evitem aglomerações.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou mais 48 casos de Covid-19. Portanto, hoje, dia 6 de agosto, são 2.173 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 315 permanecem em quarentena e 1.838 já saíram. Aguardam resultado de exames 237 amostras. 

Hoje, 77 pacientes estão internados. Destes, 58 estão em enfermaria – 19 suspeitos e 39 casos confirmados. E 19 pacientes estão internados em UTI – 6 suspeitos e 13 confirmados. Do total de 77 internados, 60 são moradores de Araraquara e 17 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade. Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 59% e de leitos de UTI é de 29%.

Foram notificados, até o momento, 20 óbitos decorrentes de Coronavírus e 1 óbito suspeito, que continua sendo investigado.

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.