Jupiter e Saturno poderão ser observados a olho nu neste fim de semana




Neste fim de semana será possível observar a olho nu os planetas Júpiter e Saturno durante o anoitecer. De acordo com o site de meteorologia Climatempo, a lua se aproximará desses planetas e será possível a observação deles de todo o Brasil, mesmo em locais com alto índice de poluição luminosa.
Para localizar, basta olhar para a lua e procurar por um ponto brilhante próximo ao satélite natural. Nesta sexta (28), a lua estará próxima de Júpiter e no sábado (29), será a vez de Saturno. O período de observação desses dois eventos ocorrerá durante toda a noite.
Segundo o professor de astronomia Marcos Calil, os fenômenos astronômicos serão possíveis graças ao predomínio de ar seco no País e ao céu com pouca nebulosidade. Assim, poderão ser observados a olho nu e não será necessário uso de um binóculo.
Durante o final de semana, assim que o sol se pôr, Calil indica que o observador procure o horizonte leste. Para encontrá-lo, basta acompanhar o pôr do sol, que ocorre no horizonte oeste, e virar 180 graus, ou seja, virar para o horizonte leste.
Cerca de 20 minutos após o sol se pôr, para qualquer região do Brasil já será possível observar a olho nu dois pontos acima da linha do horizonte leste. Esses dois pontos serão os planetas Júpiter e Saturno. 
Para obter mais informações sobre esse e outros fenômenos astronômicos que irão ocorrer no céu, acesse o YouTube do professor Marcos Calil.


Fonte: O LIBERAL