Praia Grande decide não voltar com as aulas presenciais neste ano





A prefeitura de Praia Grande definiu que as 77 escolas públicas da rede municipal de ensino não voltarão a ter aulas presenciais durante este ano. Um decreto municipal será publicado nos próximos dias regulamentando a medida, cujo objetivo é evitar o contágio e proliferação de novos casos da covid-19 na cidade. As aulas serão à distância, por meio de uma plataforma desenvolvida pela Secretaria de Educação de Praia Grande onde estará o conteúdo educativo.

Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após uma pesquisa com mais de 22 mil pais ou responsáveis por alunos da rede municipal, um número correspondente a quase 40 mil alunos, sendo que a cidade possui um total de 55 mil crianças matriculadas. Nessa pesquisa, quase 85%  eram contra a volta das aulas presenciais ainda em 2020 por não se sentirem seguros. Os professores também participaram da pesquisa, e 92% dos 1500 profissionais também eram a favor de seguir com aulas online. 

A Seduc já planeja atividades para o próximo ano letivo, incluindo reforço do conteúdo de 2020, para que nenhum aluno se sinta prejudicado por conta da pandemia. Já a rede privada, segundo a administração pública, deve seguir as diretrizes impostas pela Diretoria Regional de Ensino, localizada em São Vicente. Como o órgão é regido pelo Estado de São Paulo, o retorno às aulas seguirá o Plano SP.

Na última quarta-feira (19), o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), afirmou que os municípios teriam autonomia para decidir se voltariam a ter aulas presenciais na rede de ensino ou se o formato se manteria à distância.

A Secretaria de Educação de São Paulo autorizou a volta presencial das escolas públicas e privadas a partir do dia 8 de setembro, desde que as regiões onde as escolas estão localizadas estejam na Fase Amarela há pelo menos 28 dias. Além disso, deve-se obedecer a um número máximo de alunos por sala de aula.

Fonte:diariodolitoral