SP: Mãe perde guarda da filha após a menina participar de ritual de candomblé







Uma mãe perdeu a guarda de sua filha de 12 anos, em Araçatuba, no interior de São Paulo, depois que a adolescente começou a participar de rituais do candomblé. A ação foi movida pelo Conselho Tutelar da cidade, após denúncias da própria família da garota, que alegou maus tratos e abuso sexual. As informações são do Uol.

Para a defesa da mãe, o caso é de intolerância religiosa. Antes dessa ação ser movida, a avó, que é evangélica, e outros parentes já tinham feito outras denúncias contra a mãe da jovem. A menina chegou a passar por exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal, que não apontaram nenhuma lesão ou hematoma. A adolescente só estava com a cabeça raspada, que faz parte de um ritual da religião.
Os parentes da garota insistiram no caso e fizeram nova denúncia afirmando ter havido lesão corporal por causa do cabelo raspado. O caso foi parar na Justiça que transferiu a guarda da adolescente para a avó.
“Eu estou arrasada. Já estava antes por conta do preconceito. Agora que tiraram minha filha de mim, tiraram o meu chão. Nunca imaginei passar por isso por conta de religião”, contou a mãe ao Uol. De acordo com ela, em nenhum momento do ritual a menina fez algo sem consentimento.
Conforme o Uol, o caso segue em segredo de Justiça. A mãe quer a guarda de volta e aguarda o agendamento de uma audiência em que será ouvida pelo juiz, mas que ainda não tem data para acontecer. O Conselho Tutelar da cidade e a família da menina não quiseram se pronunciar.

Fonte:ISTOÉ