Família doa órgãos de adolescente de 17 anos que morreu após cair de escada na casa da avó

 



O jovem Matheus Antônio Alves, de 17 anos, morreu três dias depois de cair de uma escada na casa da avó, em Campo Limpo Paulista (SP), e bater a cabeça. Ao ser comunicada sobre a morte cerebral do adolescente, a família autorizou a doação de órgãos.

Foram doados fígado, rim, pâncreas, ossos, coração e pulmão - este último, após uma 'força-tarefa' de um hospital de Jundiaí (SP) e da Polícia Militar nesta sexta-feira (25).

A jovem Luane Caroline Grotto, de 25 anos, é moradora de Indaiatuba (SP) e foi diagnosticada com bronquiectasia. Ela estava na fila de espera para transplante há dois anos e recebeu o pulmão do adolescente.

O órgão foi captado no hospital São Vicente, em Jundiaí e levado pelo helicóptero Águia, da PM, no Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Paciente que irá receber pulmão chega ao Incor do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Paciente que irá receber pulmão chega ao Incor do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

A aeronave pousou no km 60 da Rodovia Santos Dumont (SP-75), na frente da base da Polícia Rodoviária, onde a paciente embarcou. A pista foi interditada por alguns minutos durante a manobra. A jovem chegou no hospital por volta de meio-dia.

Segundo o hospital de Jundiaí, o órgão foi levado ao heliporto da prefeitura, onde foi entregue à equipe do Águia por volta das 15h.

De acordo com a Comissão Intra Hospitalar de Transplantes do Hospital São Vicente, a cirurgia de remoção dos órgãos durou aproximadamente sete horas.


Fonte:G1