Motorista que parar carro no estacionamento do teatro de Araraquara será multado

 


Os veículos que estacionar o veículo do teatro municipal de Araraquara, na região da Fonte Luminosa, será multado, pois placas foram implantadas no local, e o motorista que foi flagrado das 23:00 às 06:00 da manhã vai ser multado.

A implantação das placas e fiscalização foi feita para não ocorrer as aglomerações que ocorrem aos finais de semana no local. A multa será baseada de acordo com as regras de trânsito que prevê multas em valor financeiro e também de pontos na carteira de habilitação, além de ter o veículo guinchado.

A medida é provisória, e após tudo voltar ao funcionamento normal e acabar a pandemia as regras de trânsito implantadas no local poderá ser revistas.


ENTENDA MELHOR O BOLETIM DESTA SEXTA-FEIRA

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Os órgãos de fiscalização do cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município estão organizados para novas ações neste fim de semana. O objetivo é garantir que as regras e protocolos sanitários sejam cumpridos pelos estabelecimentos comerciais e de serviços e também pela população, que deve evitar aglomerações.

 

Desde o início da pandemia, já foram registradas 6.300 fiscalizações pela força- tarefa que reúne a Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, além da Polícia Militar.

 

As aglomerações que ocorrem principalmente em finais de semana, incluindo festas e encontros em residências, chácaras e áreas de lazer, são de alto risco para a transmissão do novo Coronavírus e preocupam as autoridades de Saúde.

Por isso, o Plano de Intensificação de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 lançado nesta semana endurece as penalidades. De acordo com o Plano, entre outras medidas, os órgãos fiscalizadores continuarão aplicando as multas já previstas no decreto municipal às pessoas jurídicas e poderão ainda aplicar multas a pessoas físicas, em casos de descumprimento da quarentena.

 

A publicação de um decreto municipal, cujo texto está em fase de conclusão, vai regulamentar todas as novas regras e penalidades. Essa nova legislação, que foi publicada neste último dia 24 de setembro nos Atos Oficiais do município, com efeitos a contar após 10 dias da sua publicação, também cria a possibilidade da pessoa física trocar a multa pela entrega de cestas básicas à Rede de Solidariedade.

 

E o Comitê aguarda, nesta sexta-feira, a coletiva semanal do Governo Estadual sobre o Plano São Paulo, instrumento que vem orientando o ritmo da retomada das atividades econômicas nos municípios paulistas durante o período de pandemia.


Situação Epidemiológica

 

Araraquara registrou mais 56 casos de Coronavírus nesta sexta-feira, dia 25 de setembro. Portanto, agora, são 4.138 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 165 permanecem em quarentena e 3.927 já saíram. Aguardam resultado de exames 155 amostras.

 

Hoje, 50 pacientes estão internados. Destes, 36 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 30 confirmados. E 14 estão na UTI – 2 suspeitos e 12 confirmados.  Do total de 50 internados, 39 são moradores de Araraquara e 11 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 37% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.

 

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 50% na enfermaria e 60% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 17 pacientes internados.

 

Foram notificados, até o momento, 46 óbitos decorrentes de Coronavírus. Um caso suspeito, que estava sendo investigado, foi descartado nesta sexta-feira.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.