Pesquisa: 40% dos municípios não têm definição sobre volta às aulas




Uma pesquisa realizada pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) com apoio do Itaú Social e Unicef mostra que 96% dos municípios realizam atividades remotas de ensino neste período de pandemia e que 40% das redes não tem um plano de retomada das atividades presenciais.
"A avaliação dos dados é muito positiva e percebemos que quando a escola consegue ter o vínculo com os estudantes, aumenta a capacidade dos meninos e meninas de continuar as atividades escolares", avalia Patrícia Guedes do Itaú Social.
Segundo levantamento, divulgado nesta quarta-feira (9), 95% das escolas municipais distribuem material impresso para os estudantes. 80% promovem atividades de ensino com aulas gravadas.
Associado a isso estão também plataformas educacionais, videoaulas online ao vivo e TV educativa. A grande maioria das redes respondentes usa combinações de estratégias “online” e “offline”; 3.593 redes usam uma combinação de ao menos uma estratégia de ensino não presencial via internet com uma estratégia sem uso de internet; e 460 redes usam exclusivamente estratégia sem mediação da internet.
Com relação ao retorno às aulas presenciais, apenas 11% tem alguma previsão de retomada das atividades. E 40% das respondentes afirmaram já ter iniciado ou concluído seus protocolos de retorno.

Para Luiz Miguel Martins Garcia da Undime, "os municípios pequenos não têm equipe técnica para elaborar e implantar um protocolo de retorno seguro." Garcia também destacou que "estamos em período de eleição e os municípios temem instabilidades e fake news com relação ao contágio da covid-19, e por essa razão haja um cuidado maior para o retorno."
A Undime também defende que as crianças pequenas, "que estão em creches, com menos de 2 anos de idade, devam receber a vacina para frequentar esse ambiente, pensando na segurança de todos."
A Unidme também avalia a necessidade de reforço escolar em 2021 para recuperar o conteúdo que foi perdido neste ano.
Uma das preocupações com relação a este período de isolamento social é o risco de aumento do abandono e da evasão escolares. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia elaborada pelo Unicef, pela Undime e seus parceiros que colabora para prevenir e diminuir o número de alunos fora da escola.
"A Busca Ativa tem adesão mais forte na região Nordeste e Norte", diz Ítalo Dutra, do Unicef. "A proposta é que a escola tenha um olhar atento aos alunos, que analise aqueles que participam e os que não estão acompanhando as atividades e entenda o porquê estão ausentes", explica.
O Unicef também disponibiliza uma ferramenta que auxilia as redes a acompanhar o percentual de frequência dos alunos.
A pesquisa abrangeu todas as regiões do país, 4.272 redes municipais responderam à pesquisa (77% do total). Em número de matrículas a pesquisa representa 16,2 milhões de alunos (79% do total de matrículas das redes municipais do Brasil).

Fonte:R7