Casados por 62 anos morrem com Covid em intervalo de 11 horas




Antônio Manuel Emboava, de 83 anos, e Maria de Lourdes de Paula Emboava, de 76, morreram com apenas 11 horas de diferença após ambos serem diagnosticados com a Covid-19. Moradores de Artur Nogueira (SP), os idosos foram casados durante 62 anos. Eles deixam dez filhos, 27 netos, 26 bisnetos e cinco trinetos.

De acordo com uma das filhas do casal, Antônio morreu por volta das 5h30 do dia 28 de setembro, enquanto Maria de Lourdes veio a óbito às 18h30 do mesmo dia. Ao G1, a pensionista Valdete Emboava, de 53 anos, contou que a perda dos pais foi uma "dor insuportável".

"Perder um pai com uma mãe é uma ferida que está dentro do peito da gente... que a gente tem que orar muito com Deus. Pedir muita força para Deus confortar nosso coração", afirma.

Segundo a prefeitura de Artur Nogueira, o óbito de Maria de Lourdes será contabilizado no boletim epidemiológico desta quarta-feira (7). A morte de Antônio ainda não foi registrada pois o envio do atestado de óbito está pendente por parte do governo estadual, diz a administração.

'Unido por Deus'

Segundo Valdete, os pais tiveram um casamento "unido por Deus". "Cresceram juntos, casaram. Nem a morte separou minha mãe e meu pai, olha que coisa mais linda. No mesmo dia foram os dois. Isso foi Deus", diz a filha.

Para Valdete, a mãe, que completaria 77 anos no próximo dia 27, não suportaria ficar sem o marido. "O que ela tinha que cumprir aqui ela cumpriu, então chegou a hora de ela ir também. Em poucas horas ela foi recolhida também. [...] Se ela não ganhar o Céu, acho que ninguém vai ganhar mais".

Já o pai completou 83 anos no último dia 13 de junho, em uma comemoração intimista ao lado da família. De acordo com Valdete, Antônio Manuel não gostava de festas, mas, neste ano, celebrou a vida com brilhos nos olhos. "Foi uma despedida que ele fez para nós, ele queria todos os filhos lá", relembra.

Para filha do casal, Antônio e Maria de Lourdes foram 'unidos por Deus' — Foto: Valdete Emboava/Arquivo Pessoal

Para filha do casal, Antônio e Maria de Lourdes foram 'unidos por Deus' — Foto: Valdete Emboava/Arquivo Pessoal

Diagnóstico

Valdete relata que os dois começaram a apresentar os primeiros sintomas há cerca de três semanas, após receberem a visita de um amigo com sintomas gripais como febre e espirros e que, mais tarde, também testou positivo para o vírus. Ao contrário do casal, o homem já se recuperou da doença.

"Nem na igreja minha mãe ia mais porque tinha muito medo de pegar a doença. Meu pai não saía mais de casa porque já tinha 83 anos, tinha muita dor nas pernas", relembra Valdete.

O casal possuía comorbidades como bronquite, pressão alta e diabetes. Enquanto Antônio passou seis dias internado, sendo os últimos quatro em uma hospital de campanha de São Paulo (SP), Maria de Lourdes ficou um dia no pronto-socorro e morreu após ser transferida para o mesmo hospital onde estava o marido.

O casal foi enterrado no dia 30 de setembro, no Cemitério de Artur Nogueira.


Fonte:G1