Morre o ator Cecil Thiré; ele estava com 77 anos

 




O ator Cecil Thiré faleceu nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, enquanto dormia. Ele morava no bairro do Humaitá. Cecil era filho único de Tônia Carrero e do artista plástico Carlos Arthur Thiré.,Ele tinha 77 anos, era casado desde 2006 com Nancy Galvão e deixa quatro filhos (dos quais três são atores: Luisa, Carlos, Miguel.Thiré, frutos do casamento com Norma Pesce; além de João Cavalcanti Thiré, de seu casamento com Carolina Cavalcanti) e sete netos. Thiré sofria de Mal de Parkinson.

Há pouco mais de dois anos, durante a cerimônia de cremação do corpo de sua mãe, Tônia Carrero, ele foi flagrado pela imprensa em uma cadeira de rodas, bastante abatido. À época, Leonardo Thierry, sobrinho de Tônia e primo do ator, disse que Cecil ficou muito abalado com a perda da mãe. Tônia faleceu aos 95 anos, vítima de uma hidrocefalia oculta, doença congênita que herdou da mãe dela, Zilda Portocarrero. Cecil, aliás, estava se tratando com o mesmo neurologista que acompanhava Tônia.

Seu primeiro trabalho foi aos 18 anos, como assistente de direção de Ruy Guerra, no filme "Os Fuzis". Ele atuou em novelas como “Roda de Fogo”, de Lauro César Muniz, em 1987; “Top Model” (como o Alex Kundera) de Antônio Calmon e Walther Negrão, em 1989, e “A Próxima Vítima”, de Silvio de Abreu, em 1995 - onde interpretou o inesquecível Adalberto.

Ele trabalhou com a mãe em "Sassaricando", novela gravada entre os anos de 1987 e 1988, ele como diretor, ela como atriz. O título, aliás, está sendo reprisado atualmente pelo canal Viva.

Também passou pela Record, onde compôs o elenco de "Cidadão Brasileiro", de Lauro César Muniz. Por lá, também fez "Vidas Opostas", de Marcílio Moraes. No teatro, dirigiu nomes como Lucélia Santos, em "Transe" (1976). "A Noite dos Campeões", de Jason Miller, em 1975, lhe rendeu o prêmio Molière de melhor direção. O artista também dirigiu filmes como "Os Mendigos", em 1962, e "O Diabo Mora no Sangue", em 1967.

Na década de 1990, Cecil participou do espetáculo "A Paixão de Cristo", apresentado em Angra dos Reis e nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, no papel de Pôncio Pilatos

Nas redes, a hashtag #cecilthire já começou a ter adesões. "Nasceu num berçário de estrelas e com elas ..brilhou também...um grande ator e diretor", postou um fã.

A informação sobre o falecimento do ator foi dada pela Rede Globo.