ARARAQUARA CONFIRMA 63 NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS.

 




Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 279 - de 19 de dezembro

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 19 de dezembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19. 

 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania, publicou nos Atos Oficiais deste sábado o decreto municipal nº 12.433, de 18 de dezembro de 2020, que prorroga o estado de calamidade pública no município e estende a quarentena para até o dia 10 de janeiro de 2021.

 

O documento também apresenta alterações nas regras gerais ao exercício de atividades econômicas para atender as determinações do Plano São Paulo divulgadas recentemente pelo Governo Estadual.

 

As determinações do Comitê têm sempre como base as análises diárias da evolução da doença em Araraquara. Além disso, para a conclusão do texto do documento, foram realizadas reuniões com representantes dos setores econômicos e com representantes dos trabalhadores envolvidos.

 

O novo decreto municipal, com efeitos a contar no 21 de dezembro, segunda-feira, pode ser consultado na íntegra no site oficial da Prefeitura, em Atos Oficiais.

http://www.araraquara.sp.gov.br/governo/atos-oficiais/atos-em-pdf/2020/dezembro/atos-oficiais-19_12_2020.pdf/view

 

O documento deve ser rigorosamente cumprido pelos estabelecimentos comerciais, de serviços e demais atividades econômicas, e também pela população em geral.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registra neste sábado, dia 19 de dezembro, mais 63 casos positivados de coronavírus, o equivalente a 29% de 158 amostras analisadas. Portanto, agora são 7.702 casos em Araraquara.

 

Do total de confirmados, 194 permanecem em quarentena e 7.421 já saíram. Aguardam resultado de exames 230 amostras.

 

Hoje, 36 pacientes estão internados. Destes, 26 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 21 confirmados. E 10 estão na UTI – 1 suspeitos e 9 confirmados. Do total de 36 internados, 30 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 26% de leitos de enfermaria e 18% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 9 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 6 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 87 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um idoso de 88 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital público desde o dia 10 de dezembro. E dois óbitos suspeitos continuam sendo investigados. 

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.