Chuva alaga Ubatuba e afeta abastecimento de água em 46 bairros

 




Um forte temporal provocou alagamentos em bairros de Ubatuba entre a madrugada e a manhã deste sábado (2). A forte chuva atingiu bairros como Sumaré, Sumidouro, Parque Vivamar, Estufa 1 e Itaguá, deixando ruas alagadas e carros debaixo d’água.

Nas últimas 24 horas, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), choveu 170 milímetros em Ubatuba, mais da metade da previsão para todo o mês de janeiro, que é de até 300 milímetros.

De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, famílias ficaram desabrigadas e 16 pessoas foram encaminhadas para o Ginásio de Esportes Tubão após o temporal. Elas devem permanecer no espaço até a melhora da situação.

As ocorrências estão sendo atendidas por servidores da assistência social, segurança pública e da Defesa Civil. Ainda não há um balanço detalhado do número de desabrigados, que foram levados para a escola municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, na região central da cidade.

ABASTECIMENTO.

As chuvas afetaram o fornecimento de água em Ubatuba e na região norte de Caraguatatuba, de acordo com a Sabesp.

Em Ubatuba, o tratamento de água foi interrompido devido à quantidade de galhos, lama e pedras que bloquearam as captações de água após as fortes chuvas que atingiram a região, informou a companhia.

No momento, a Sabesp opera de forma reduzida e equipes trabalham para a normalização dos sistemas de abastecimento, lembrando que imóveis sem caixa d’água podem sofrer desabastecimento. O fornecedor pode levar 12 horas para estar totalmente recuperado.

Em Ubatuba, 46 bairros estão com problemas no abastecimento de água após o temporal, segundo a Sabesp.

Em Caraguatatuba, as chuvas comprometeram o manancial Mococa, que atende a região norte do município. “A Sabesp trabalha para retomar o pleno abastecimento, o que deve ocorrer ao longo deste sábado”, informou a empresa.

A Sabesp está usando caminhões-tanque para os atendimentos emergenciais e pede a compreensão e colaboração de toda a população no uso racional da água contida nos reservatórios domiciliares.


Fonte:ovale