Vereadores, prefeito e vice tomam posse na Câmara Municipal de Araraquara

 

Em razão da pandemia, evento foi fechado ao público, com transmissão ao vivo pela TV Câmara


Na manhã de sexta-feira (01), vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos tomaram posse em solenidade realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, dando início a mais uma legislatura: a 18ª da era moderna do voto popular, livre e universal, iniciada em 1948. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o evento foi realizado sem a presença de público, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias. A posse foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube).

Como prevê o Regimento Interno, a Sessão Solene foi presidida pela vereadora mais votada, Thainara Faria (PT), que convidou Filipa Brunelli (PT) a compor a mesa como secretária. Os vereadores eleitos deram sequência às formalidades previstas de entrega de diploma e declaração de bens, além do Juramento de Posse, pelo qual se comprometeram a obedecer à Constituição Federal, à Constituição Estadual, à Lei Orgânica Municipal e a trabalhar pelo progresso do município.

Os pronunciamentos dos eleitos foram marcados por um tom conciliatório e de respeito às diferenças ideológicas e partidárias. O PT elegeu quatro parlamentares. Em seu segundo mandato, Thainara Faria (1.838 votos) reafirmou seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa para todas as pessoas: “Não recuarei na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, das mulheres, dos negros, da comunidade LGBT e das pessoas em situação de cárcere”. Filipa Brunelli (1.119 votos), a primeira travesti eleita na história da cidade, celebrou o fato de hoje não ser mais uma estatística e ocupar uma cadeira na Câmara dos Vereadores. “Que a nossa ideologia sirva de inspiração para conduzirmos nosso trabalho nos próximos quatro anos, que nossa Bíblia seja a Constituição Federal”, apontou. Fabi Virgílio (867 votos) destacou a importância da representatividade feminina no cenário político: “De 2016 para cá, dobramos esta representação, mas ainda é um número pequeno, sabendo que somos a maioria da população. Quero inverter a ordem deste sistema patriarcal que dita nossas regras e nada sabe do que é ser mulher”. Paulo Landim (979 votos) se disse honrado por “participar deste partido que olha para as minorias, para quem mais precisa”.

Três vereadores compõem a bancada do Patriota. Carlão do Jóia (1.389 votos) anunciou que sua bandeira será: trabalho e honestidade. “Não tenho experiência como vereador, mas tenho vivência com pessoas mais humildes que precisam dos serviços do Município”, disse. Marchese da Rádio (1.010 votos) firmou seu compromisso com a população, principalmente a menos favorecida, “que precisa de adesão social, mas também de emprego e renda para ter sua dignidade de volta”. Dr. Marcos Garrido (901 votos) disse que lutará por um legislativo independente. “Não vim à Câmara para ser subserviente. Vou lutar contra qualquer ato de ditadura”, reforçou.

O MDB elegeu dois parlamentares. Gerson da Farmácia (1.729 votos) assumiu seu terceiro mandato com o objetivo de buscar mais “autonomia e uma cidade mais justa para os menos favorecidos, que precisam de saúde, educação e desenvolvimento social”. Também no terceiro mandato, Aluísio Boi (1.247 votos) disse que o momento é de renovação: “A política tem o dom de transformar o impossível em realidade e nós temos a missão de trazer uma realidade muito boa para as nossas pessoas”.

O PSDB conquistou duas cadeiras do Legislativo. Reeleito, Rafael de Angeli (1.559 votos) compartilhou seu desejo de fazer do atual mandato o melhor que a Câmara já teve: “que todos aqui possamos ter um Legislativo qualificado, com projetos importantes para a população e possamos fiscalizar os passos do Executivo”. João Clemente (1.127 votos) disse não entender política como luta, mas sim como trabalho. “Por isso, conclamo todos a vir somar comigo. A sociedade já está em confronto, precisamos nos responsabilizar pela resolução dos conflitos”, refletiu.

Representando o Progressistas, Emanoel Sponton (1.388 votos) lembrou sua trajetória como líder comunitário do Jardim das Hortênsias. “As urnas mostraram que nosso trabalho foi aprovado e reconhecido pela população. Agora minha responsabilidade só aumenta”, afirmou. Eleito pelo Republicanos, Pastor Hugo (1.316 votos) agradeceu aos que confiaram em seu projeto. “Nestes quatro anos de mandato, vamos trabalhar juntos, com justiça e integridade, em prol de toda a população”, disse.

Para Luna Meyer (1.264 votos), eleita pelo PDT, a palavra que a define é gratidão. “Eu sou mulher, eu sou lésbica, eu sou acima de tudo um ser humano e, como ser humano, estou aqui para representar seres humanos, norteada pelo bem e pela justiça”, pontuou. Guilherme Bianco (1.065 votos), do PCdoB, se disse orgulhoso de representar o seu partido: “Este mandato pertence a todos os que lutam por um projeto nacional de desenvolvimento, por um Brasil independente, ambientalmente sustentável, socialmente justo e profundamente democrático”.

Reeleito, Edson Hel (1.039 votos), do Cidadania, firmou seu compromisso de trabalhar para todos. “Sou vereador da cidade toda, dos que votaram e não votaram em mim, com transparência, respeito e me dedicando 24 horas na vida política em prol da população de Araraquara”, reforçou. Também reeleito, Lucas Grecco (620 votos), do PSL, disse que seu propósito é trabalhar por uma cidade melhor: “Meu compromisso é pautado na legalidade, sem ódio, sem rancor, para que possamos contribuir para o Município”. Eleito pelo Podemos para o seu primeiro mandato, Lineu WL (595 votos) espera “cumprir a vereança: representando, legislando e fiscalizando, buscando sempre o bem coletivo com transparência e eficácia”.


Poder Executivo

Reeleitos, o prefeito Edinho Silva (PT) e o vice-prefeito Damiano Barbiero Neto (Progressistas) também discursaram. Damiano lembrou o momento difícil enfrentado por todo o mundo em razão da pandemia e disse que a hora é de união. Para Edinho, o futuro ainda está incerto, por isso, é preciso estar preparado para defender a vida e colocá-la em primeiro plano. “Leis terão que ser aprovadas, remanejamentos orçamentários terão que ser feitos, cortes terão que ser feitos, muitas coisas terão que ser deixadas para o futuro, porque a vida terá que ser colocada em primeiro plano”, afirmou o prefeito, que se disse aberto ao diálogo e à construção de ideias transformadoras que tenham o ser humano como prioridade.