SP promete enviar 3,9 mi de doses ao Ministério da Saúde até domingo





O Estado de São Paulo prometeu, nesta terça-feira (23), enviar 3,9 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde até domingo (28). O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na sede do Instituto Butantan, em São Paulo.

O Butantan informou que fará a distribuição de 1,2 milhão de doses nesta terça-feira (23) e mais 900 mil frascos da vacina na quarta-feira (24). Para 25, 26 e 28 de fevereiro, segundo o instituto, ainda estão previstas liberações de 600 mil doses diárias. Desta forma, de hoje até domingo, São Paulo fornecerá um total de 3,9 milhões de doses ao PNI.

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta terça-feira (23) o início do envio das novas remessas de doses da vacina contra o novo coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. No total, serão 5,6 milhões de doses no período de 5 de fevereiro a 5 de março, 65% a mais do volume previsto inicialmente.

“O Instituto Butantan hoje lidera a distribuição de vacinas no país. O Brasil vai receber, até 30 de abril, 46 milhões de doses da vacina e, até 30 de agosto, mais 54 milhões de doses da vacina do Butantan. Até 30 de agosto nós teremos entregue 100 milhões de doses da vacina do Butantan”, disse Doria.

No início de março, o Butantan vai disponibilizar mais 1,7 milhão de vacinas para a imunização do país, estando previstas remessas de 600 mil doses no dia 2 de março, de 500 mil no dia 4 e de mais 600 mil para o dia 5. Na soma total, serão 5,6 milhões de frascos de hoje até 5 de março.

No dia 5 de fevereiro, o Butantan havia distribuído 1,1 milhão de doses. Assim, no período de 5 de fevereiro e 5 de março, o instituto fornecerá o total de 6,7 milhões de vacinas. Somadas ao lote de 8,7 milhões entregues em janeiro, são 15,4 milhões de doses para vacinação de brasileiros em todo o país.

As doses enviadas nesta terça-feira fazem parte do lote de imunizantes envasados no Butantan com o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) enviado pela Sinovac, da China. O Instituto criou uma força-tarefa envasar, em ritmo acelerado, doses para a entrega ao PNI. Uma das ações foi dobrar o quadro de funcionários para atender a urgência.

Programa Nacional de Imunização

O governo paulista afirmou, em coletiva de imprensa, que antecipará a entrega das 54 milhões de doses para o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A entrega das doses estava prevista para o final de setembro deste ano, mas será realizada, de acordo com a administração estadual, até o final do mês de agosto.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, seriam entregues por dia para o Ministério da Saúde, 426 mil doses. "Em 8 dias, vamos chegar aos 3,4 milhões doses. Espero não parar mais porque não temos mais problemas com matéria-prima. Devemos escalar essa produção e, a partir de abril, possivelmente vamos dobrar essa produção porque teremos à disposição uma fábrica que está sendo usada para a vacina da gripe."

Doria afirmou ainda que até até abril serão entregues ao Ministério da Saúde 46 milhões de vacinas do Instituto Butantan, e na segunda etapa, 54 milhões de doses do imunizante até o final de agosto, totalizando 100 milhões de doses. 


Fonte>R7