DUAS CRECHES SÃO INTERDIDAS EM ARARAQUARA APÓS CASOS DE CORONAVÍRUS.





A partir de segunda-feira (26), duas creches de Araraquara terão suspensão das atividades em cumprimento à legislação municipal em vigor. O CER José Alfredo Do Amaral Gurgel, no Jardim Adalberto Roxo, e o CER Eloá do Valle Quadrados na Vila Xavier, em Araraquara.

A decisão veio após a testagem realizada em todos funcionários, incluindo os terceirizados, realizado por iniciativa da Secretária Municipal da Educação, com apoio da Secretária de saúde, de Araraquara. Quatro casos positivos de coroanvírus foram confirmados no CER José Alfredo Gurgel, e dois casos positivios no CER Eloá Do Valle Quadrados.


Monitoramento Covid-19 da Prefeitura funciona e mantém segura a volta às aulas

 


Em cumprimento à legislação municipal em vigor, que tem como objetivo principal a retomada segura e responsável de todas as atividades econômicas e sociais do município, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu, a partir desta segunda-feira (26), as atividades presenciais no CER José Alfredo do Amaral Gurgel, no Jardim Adalberto Roxo, e no CER Eloá do Valle Quadros, na Vila Xavier.

 

A decisão se dá após testagem (RT-PCR) realizada em todos os funcionários, incluindo os terceirizados, realizada por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria da Saúde, e que apontou 4 casos positivos de Covid-19 no CER José Alfredo do Amaral Gurgel, e 2 casos positivos no CER Eloá do Valle Quadros.

 

Conforme previsto no decreto municipal nº 12.559, em caso de 2 positivados em um estabelecimento ou instituição, o local é interditado total ou parcialmente por 7 dias, como medida de contenção da disseminação do vírus.


O resultado dessa ação de testagem e diagnóstico de casos positivos comprova a eficácia do sistema de monitoramento da Prefeitura empregado em todas as escolas para garantir a retomada segura das aulas presenciais para os profissionais da educação e para os alunos.

 

De acordo com balanço dos testes já aplicados nas escolas municipais, de um total de 2.829 funcionários, 1.577 já foram testados, com 55 casos positivos, sendo 42 IGG (que já tiveram a doença, mas não estão mais transmitindo) e 13 IGM (que estão com a doença há 7 dias e precisam de reavaliação). Neste caso, o número de positivados em possível período de transmissão é equivalente é a 0,82% do total de amostras, uma porcentagem muito inferior à média de casos positivados a partir das testagens realizadas pelos serviços de saúde em geral do município. Nas últimas 24 horas, o índice de positivados é de 7% das amostras.

 

Nesta segunda-feira, dando continuidade às ações de controle da disseminação do Coronavírus nas unidades escolares do município, terão início as testagens das crianças a partir dos 6 anos de idade.

 

As unidades do município foram preparadas para receber a comunidade escolar com segurança e as ações vão continuar sendo empregadas, pensando na segurança de todos, com todos os cuidados sanitários necessários. É preciso continuar educando, acolhendo, principalmente aqueles que mais precisam e que, neste momento, têm uma perda irrecuperável do aprendizado não estando na escola.