Edinho pede que Governo do Estado reavalie situação de Araraquara no Plano São Paulo

 



Edinho pede que Governo do Estado reavalie situação de Araraquara no Plano São Paulo
Medidas restritivas adotadas pelo município desde fevereiro derrubaram os índices de contaminação, internações e mortes pela Covid-19, mas a classificação feita pelo estado leva em conta toda a região


O prefeito Edinho participou, no último sábado (3), de reunião online com outros prefeitos do estado de São Paulo e com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para avaliação da pandemia. Na oportunidade, Edinho pediu para que a classificação de Araraquara no Plano São Paulo fosse revista.

As medidas de isolamento social rígidas adotadas por Araraquara desde fevereiro derrubaram os índices de novos casos de Covid-19, de internações e de óbitos causados pela doença. Porém, a classificação do Plano São Paulo é regional, englobando todos os 24 municípios que integram o DRS 3 (Departamento Regional de Saúde).

Segundo o boletim divulgado pelo Comitê de Contingência do Coronavírus nesta segunda-feira (5), 106 dos 186 pacientes internados em Araraquara são de outros municípios, o que corresponde a 57% do total.

“A curva de contaminação caiu muito em Araraquara. O isolamento deu resultado. Precisamos pensar na volta gradual e segura dos setores econômicos. Mas isso não seria permitido, neste momento, devido à classificação feita pelo Governo do Estado. Vamos continuar em diálogo com o governo estadual”, declarou Edinho.

O prefeito de Araraquara também demonstrou preocupação com o ritmo de vacinação e pediu mais agilidade. “O Governo do Estado e o Instituto Butantan têm se empenhado muito para a produção de vacinas, mas o Governo Federal precisa adquirir mais imunizantes. Sem uma vacinação rápida e que atinja a maior parte da população, corremos o risco de a curva de contaminação aumentar novamente e perdermos tudo o que conquistamos com o isolamento social”, analisou.

Participaram da reunião, também de forma online, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; as secretárias Eliana Honain (Saúde), Juliana Agatte (Governo, Planejamento e Finanças) e Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça, Modernização e Relações Institucionais); e o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.