MOTORISTA DA UBER DE ARARAQUARA É DESLIGADO APÓS ASSEDIAR MULHER




Nota da Uber

A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio e violência. Este tipo de comportamento configura violação ao Código de Conduta da Comunidade Uber e a conta do motorista foi desativada da plataforma. A empresa permanece à disposição para colaborar com as autoridades no curso da investigação, nos termos da lei.

A Uber defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Desde 2018, a empresa tem um compromisso público para o enfrentamento da violência contra a mulher, materializado no investimento em projetos elaborados em parceria com entidades que são referência no assunto, que inclui campanhas contra o assédio, podcast para motoristas parceiros sobre violência contra a mulher, entre outras ações.

A plataforma também conta com um processo de detecção automática de linguagem imprópria nas mensagens que são enviadas no bate-papo do aplicativo – tanto nas viagens quanto no Uber Eats. Palavras que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa entram automaticamente em um processo de desativação permanente da conta original.


ENTENDA O OCORRIDO.

Um motorista de aplicativo de Araraquara, foi acusado de assédio sexual na última semana, em Araraquara.

Segundo a denúncia, uma jovem acionou o motorista pelo aplicativo para realização de uma entrega de uma bolsa para seu namorado, e após isso, o motorista começou a enviar diversas mensagens eróticas para a mulher.

Em uma das mensagens, o motorista pergunta para a mulher se ela vai pagar com ''xerecard'', e ainda relata que ela deve um ''nudes''.

A vítima não registrou até o momento o caso em boletim de ocorrência, mas o caso foi divulgado em diversos grupos da cidade de Araraquara.

O portal Araraquara24horas, conversou com o motorista que está sendo acusado, e ele relatou o seguinte.

''Peço que o caso não seja divulgado, eu, minha esposa e meu filho, estamos sendo ameaçados após o ocorrido, e além disso, tudo foi resolvido com a mulher e com seu marido''. Mesmo insistindo que estávamos dando o direito de resposta, ele repetiu a mesma frase, e alegava a todo momento que o caso já tinha sido solucionado com o marido da vítima e com a vítima.


Nota da Uber

A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio e violência. Este tipo de comportamento configura violação ao Código de Conduta da Comunidade Uber e a conta do motorista foi desativada da plataforma. A empresa permanece à disposição para colaborar com as autoridades no curso da investigação, nos termos da lei.

A Uber defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Desde 2018, a empresa tem um compromisso público para o enfrentamento da violência contra a mulher, materializado no investimento em projetos elaborados em parceria com entidades que são referência no assunto, que inclui campanhas contra o assédio, podcast para motoristas parceiros sobre violência contra a mulher, entre outras ações. 

A plataforma também conta com um processo de detecção automática de linguagem imprópria nas mensagens que são enviadas no bate-papo do aplicativo – tanto nas viagens quanto no Uber Eats. Palavras que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa entram automaticamente em um processo de desativação permanente da conta original.